Vantagens e desvantagens do trabalho em equipa

Trabalhar em equipa é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

Existem diversas vantagens e desvantagens do trabalho em equipa, acerca das quais deve estar bem informado, de forma a antever algumas situações.

Segue-se uma lista das principais.

 

 

Vantagens de trabalhar em equipa

Todos nós já ouvimos a frase “duas cabeças pensam melhor que uma”.  É claro que, com mais mentes voltadas para um objetivo específico, tem acesso a mais ideias. Olhando para as coisas do ponto de vista dos outros pode aumentar a probabilidade de inovação de qualidade.

Equipas criam um ambiente de apoio e impulsionam as pessoas para a devida implementação. Um ambiente de equipa pode aumentar a confiança dos indivíduos, permitindo-lhes fazer um melhor trabalho.

Boas equipas aproveitam ao máximo os talentos individuais. Onde um membro pode ser fraco, outro pode ser forte e, trabalhando juntos, fornecem o recurso perfeito para uma organização. Quanto mais as pessoas trabalham em conjunto, mais aprendem e afastam-se para se tornarem melhores trabalhadores nos seus próprios trabalhos.

 Desvantagens de trabalhar em equipa

Para todas as vantagens de trabalhar em equipe, existe um outro lado da moeda. Assim como “duas cabeças pensam melhor que uma”, todos nós temos ouvido “muitos cozinheiros estragam a sopa”.

Basicamente, existem muitas pessoas, muitas ideias e muitos “especialistas” para chegar a um único acordo.

Quando as pessoas não deixam os seus egos para trás, surgem conflitos e ressentimentos. As pessoas tornam-se dispostas a abrir as suas mentes para outras perspectivas e têm a intenção de forçar o seu ponto de vista ou de não cooperar com os outros. Quanto maior o conflito, menor a inovação, e mais longe a equipa recebe a partir de implementação e cumprimento das metas.

Enquanto uma equipa tem o potencial de aumentar os membros individuais, se ela não estiver a funcionar correctamente, pode fazer alguns membros sentirem-se inferiores e sem importância. Eles contribuem menos e são desencorajados a usar as suas maiores qualidades.  O quanto cada pessoa contribui ou não torna-se o foco dos indivíduos – alguns sentem que levam a equipa mais além, outros ressentem aqueles que estão assumindo o controlo.

Logo, o que pode fazer para garantir um ambiente de equipa bem sucedido? A maioria pode dizer que já experimentou estar em ambos os tipos de equipas. Aqui estão algumas dicas para maximizar as vantagens do trabalho em equipe.

 Para o gerente:

Se é um gerente a formar uma equipa, deve definir expectativas específicas, claras e ter um diálogo com os seus funcionários para ter certeza de que eles entendem essas expectativas. É importante que eles não só compreendam os objectivos, mas também a razão pela qual a equipa tenha sido criada. Um bom gerente permite que uma equipa funcione sem pairando sobre ele, mas deverá extrair informação de uma forma consistente, ao invés de esperar o prazo para avaliar os resultados.

 

Para o membro da equipa:

Se tiver acabado de ser designado para uma equipa, tire tempo para ouvir os outros no grupo.

Sim, quer ser apoiado pela equipa, mas isso só pode acontecer se apoiar os outros. O primeiro passo para ser um membro de uma equipa de sucesso é compreender a sua missão.

 

O seu compromisso para com a sua equipa, apesar dos obstáculos, é vital para o seu sucesso. Faça sempre os possíveis para que tudo funcione de forma clara e concisa para conseguir bons resultados com o trabalho em equipa.


Deixe a sua resposta