Vantagens e desvantagens do recrutamento interno

Vantagens e desvantagens do recrutamento interno

Existem diversas fontes de recrutamento a que uma empresa pode recorrer quando é preciso preencher uma vaga. Uma dessas fontes é o recrutamento interno, em que as empresas procuram preencher uma vaga seleccionando um colaborador interno e não externo à empresa. O colaborador escolhido é normalmente alguém que demonstrou ser capaz de assumir determinado cargo e para o qual possui as habilitações e competências necessárias.

Embora este processo de recrutamento interno traga bastantes vantagens para a empresa, a verdade é que também tem as suas desvantagens, uma vez que nem sempre é impossível encontrar o candidato ideal nos quadros da empresa. Ou seja, a empresa fica limitada a contratar um colaborador para preencher a vaga que nem sempre possui todas as competências necessárias para ter a máxima produtividade na função. Assim, na maioria das vezes, o recrutamento interno acaba por decorrer em paralelo a um processo externo de selecção.

Fique a conhecer as principais vantagens e desvantagens do recrutamento interno:

Vantagens do recrutamento interno

  • Menores custos para a empresa: Para a empresa é mais económico recrutar alguém que já está familiarizado com a “casa”, do que anunciar a oportunidade para o exterior, pois evita o gasto de dinheiro em anúncios ou em empresas de recursos humanos.
  • Pode melhorar o moral dos seus funcionários: Os funcionários sentem que a empresa recompensa o seu esforço e produtividade, oferecendo-lhes a oportunidade de assumir novos cargos e responsabilidades. O recrutamento interno também pode inspirar os funcionários a serem mais produtivos e a darem o seu melhor.
  • Incentiva a progressão na carreira. Funciona como estímulo à progressão na carreira, ao mesmo tempo que contribui para uma maior motivação das equipas.
  • Integração do trabalhador é mais simples e rápida: Como o recrutamento é interno e o colaborador já pertence à empresa, a sua integração e tempo de aprendizagem é muito mais curto do que se fosse recrutado alguém exterior. Isto deve-se ao fato de o colaborador já estar familiarizado com o sistema e com os colegas.
  • Rentabiliza o investimento feito na formação dos colaboradores.

Desvantagens do recrutamento interno

  • Falta de entrada de novas idéias ou experiências na empresa: o recrutamento exterior permite que novas pessoas, tragam novas ideias e experiências para a empresa, aproveitando os investimentos em preparação e o desenvolvimento de pessoal efetuado por outras empresas ou pelos próprios candidatos.
  • Limita o número de candidatos à vaga: O número de candidatos é limitado, uma vez que a empresa apenas seleciona os colaboradores que pensa terem a capacidade e competências necessárias para desempenhar as funções do novo cargo. Algumas vezes até se pode dar o caso de não existir ninguém na empresa com todos os requisitos necessários.
  • Fica uma nova vaga disponível. Ao aceitar um novo cargo, o colaborador deixa um novo lugar por preencher. Nesta situação a empresa tem duas opções: ou contrata alguém de fora, ou atribui mais trabalho ao resto da equipa.
  • O recrutamento interno pode levar a uma competição negativa e pouco saudável entre os colaboradores da empresa.


Inserido nas categorias Estratégia Empresarial, Recursos Humanos

Etiquetas: , , ,

One Response to “Vantagens e desvantagens do recrutamento interno”

  1. Silvia Martins diz:

    sunhana

Deixe o seu Comentário