Vantagens e desvantagens do Marketing na Internet

Vantagens e desvantagens do Marketing na Internet

Como em tudo na nossa vida, existem vantagens e desvantagens no Internet Marketing, embora as vantagens do marketing na Internet sejam infinitamente maiores de que as desvantagens, elas também existem:

Vantagens do Marketing na Internet

Internet marketing é relativamente barato. As empresas podem atingir uma grande audiência por uma pequena fracção do valor dos orçamentos de publicidade tradicional. A natureza do meio permite que os consumidores pesquisem e adquiram produtos e serviços mediante a sua própria conveniência. Portanto, as empresas têm a vantagem de atrair consumidores, através de um meio que pode trazer resultados rápidos. A estratégia e eficácia geral das campanhas de marketing dependem da análise de metas de negócios e cost-volume-profit (CVP) .

Os comerciantes da internet têm também a vantagem de medir estatísticas com facilidade e a baixo custo. Quase todos os aspectos de uma campanha de marketing na Internet podem ser rastreados, medidos e testados. Os anunciantes podem utilizar uma variedade de métodos: pay per impression, pay per click, pay per play, ou pay per action. Portanto, os comerciantes podem determinar quais as mensagens e ofertas que são mais atraentes ao público.

Os resultados das campanhas podem ser medidos e monitorizados imediatamente, pois as iniciativas de marketing on-line normalmente exigem que os usuários cliquem num anúncio, visitem um site, e executem uma acção orientada. Porque a exposição, resposta e eficiência global dos meios de internet marketing são mais fáceis de monitorizar do que os meios tradicionais, através da utilização de Web analytics, por exemplo, o marketing na Internet pode oferecer um maior sentido de responsabilidade aos anunciantes.

Desvantagens do Marketing na Internet

Internet marketing requer que os clientes usem tecnologias mais novas, em vez de média tradicional. Internet de baixa velocidade é outra barreira. Se as empresas construírem sites grandes ou sites excessivamente complicados, as pessoas ligadas à Internet através de conexões dial-up ou dispositivos móveis podem sofrer atrasos significativos na entrega de conteúdo.

Do ponto de vista do comprador, a incapacidade de tocar (mexer), cheirar, ou “experimentar” os bens, antes de fazer uma compra on-line pode ser um obstáculo. No entanto, existe um padrão na indústria do e-commerce para tranquilizar os clientes, com políticas liberais de devolução de bens, bem como proporcionar serviços de levantamento na loja.

As preocupações de segurança

A informação de segurança é importante tanto para empresas como para os consumidores que participam em negócios on-line. Muitos consumidores estão hesitantes em comprar artigos pela internet, porque não confiam que as suas informações pessoais permaneçam confidenciais.

Recentemente, algumas empresas que fazem negócios on-line foram apanhadas a oferecer ou a vender informações sobre os seus clientes. Várias dessas empresas oferecem garantias em seus sites, alegando que as informações do cliente permanecerão privadas. Algumas empresas que compram informações de clientes ofereceram a opção para que as informações pessoais do cliente sejam retiradas da base de dados, também conhecida como “opting-out”. No entanto, muitos clientes não sabem se, e quando a sua informação está a ser compartilhada, e são incapazes de parar a transferência das suas informações entre as empresas, se essa actividade ocorrer.

Outra preocupação importante que os consumidores têm em relação aos comerciantes do e-commerce é, se vão receber exactamente o que compram. Os comerciantes on-line têm tentado resolver esta questão, investindo na construção de marcas fortes (por exemplo, a Amazon.com, eBay e Overstock.com). Isto na tentativa de garantir aos consumidores que as suas operações serão livres de problemas, sendo que podem confiar nos comerciantes para fornecerem produtos e serviços de confiança.

Além disso, os principais mecanismos de pagamento online (cartões de crédito, PayPal, Google Checkout, etc) têm também sistemas back-end de protecção ao consumidor para resolver eventuais problemas que possam surgir.



Inserido nas categorias Marketing de Rede, Marketing e Vendas

Etiquetas: , ,

One Response to “Vantagens e desvantagens do Marketing na Internet”

  1. Verônica diz:

    É muito interessante e ótima a matéria, gostaria de saber mais sobre cost-volume-profit , o que é exatamente?

    desde já, obrigada.

Deixe o seu Comentário