Vantagens de um software de gestão de stocks

O Software de gestão de stock é uma parte muito importante de qualquer negócio. Portanto, a escolha do melhor é crucial para o sucesso e crescimento da empresa. Além de economizar tempo e custos na gestão do stock, este software também irá fornecer operações mais suaves de negócios, à sua empresa.

O software de gestão de stocks é acessível

Uma série de pequenas empresas têm uma relação amor ódio com a forma como gerem os seus stocks. Muito stock e, o seu custo sempre a aumentar. Pouco stock e as pequenas empresas perdem em vendas. Encontrar o meio-termo exige que a empresa utilize um software de gestão de stock capaz de rastrear, prever e conciliar o inventário.

Infelizmente, uma série de pequenas empresas acreditam que o esforço financeiro para comprar um software de gestão de stocks está fora do seu alcance. O que as pequenas empresas não conseguem perceber é que a execução de um sistema de rastreamento de activos vai permitir à empresa reduzir despesas, liberar capital de valor, reduzir os seus custos de inventário e atender melhor às necessidades dos clientes.

O software de gestão de stocks pode-se pagar por si mesmo ao longo do tempo, eliminando resíduos de stock em todas as suas formas. Assim, qual é o preço que as pequenas empresas pagam, para gerir o seu stock? Infelizmente, a maioria das pequenas empresas não tem consciência dos gastos que têm com a gerência dos seus stocks. Assumem que estes custos estão ligados ao custo de aquisição e recebimento de stock.

No entanto, há uma quantidade considerável de dinheiro empatado em stock, que aumenta os custos. Isto é comumente referido como o custo do dinheiro. O stock do dia-a-dia não é vendido, por isso a empresa deve suportar um custo. Isto porque a maioria das empresas pequenas financiam o seu stock com os empréstimos de negócios. Portanto, têm que pagar uma taxa de juros diária para utilizar esse dinheiro. Em última análise, todos os dias que o produto não é vendido, é outro custo para a empresa.

No entanto, existem factores de custo, tais como a obsolescência do stock, os danos do stock, os custos desnecessários da deslocação de stock de um local para outro, ou os custos de frete para receber ou enviar o produto. Todos estes custos podem ser reduzidos quando a empresa adopta um software de gestão de stocks.

Quando as empresas implementam leitores de código de barras, conseguem melhor identificar quais os produtos que têm uma alta taxa de rotatividade e qual o stock que vende rapidamente, versus aqueles produtos com uma baixa taxa de rotatividade e stock que demora mais a vender. São mais capazes de gerenciar os seus custos, adoptar planos para lidar com o stock em movimento lento e reduzir os impactos globais de manter o stock durante períodos de tempo mais longos.

As pequenas empresas certamente têm o suficiente com que lidar. Existem problemas de fluxo de caixa, despesas operacionais do dia-a-dia e as folhas de pagamento, financiamento das empresas, bem como os altos e baixos do negócio em si. No entanto, a gestão do stock, muitas vezes sobrepõe-se a todas estas preocupações. Afinal, é o maior trunfo da empresa e custa muito gerir e sustentar.

Uma pequena empresa tem que incorrer financiamento significativo para apoiar o seu stock. Isto significa lidar com o custo do dinheiro todos os dias em que a empresa mantém o seu stock, sem o vender. Tentar conciliar esse stock com processos manuais é quase impossível. Isso leva a erros e os erros levam a custos de gerenciamento de stock, elevados. As pequenas empresas precisam de ter acesso a um sistema que possa acompanhar, diariamente, o seu stock e fazer ajustes de acordo com a demanda dos clientes.

O Software de gestão de stock reduz os erros de entrega, para as pequenas empresas

Gerir um pequeno negócio não é fácil e os erros de entrega tornam a sua gerência ainda mais difícil. Se você gere um negócio de distribuição ou armazenamento, pode pensar que não precisa do software de gestão de stock, complicado, que as grandes empresas usam todos os dias. No entanto, esta pode ser uma decisão que lhe está a custar milhares de euros a cada ano, no volume de negócios perdidos e na frustração do cliente.

Um dos principais benefícios de um bom software de gestão de stock é que você vai conseguir manter as prateleiras com stock, com muito mais facilidade. Quando recebe uma encomenda, vai usar leitores de código de barras a laser para inserir os itens recém-chegados na sua base de dados.

Para um determinado item no seu sistema de stock, você será capaz de determinar, imediatamente, a quantidade do mesmo item, que tem em stock. Isto ajuda a evitar situações em que deixa de ter determinado item. Não ter o que um cliente procura pode resultar num cliente insatisfeito e numa venda perdida.

Além disso, o sistema está ligado ao software das suas contas e ao valor do stock que tem, por isso o valor do seu negócio é fácil de calcular a qualquer momento.

Se você gere um comércio, o software Ponto de venda é a outra metade de um bom sistema de gestão de stock. O módulo Sage Barcoder EPOS irá fazer tudo o que precisa para processar as vendas com rapidez e eficiência e manter a precisão do seu stock. Para usar este sistema só precisa de um PC normal, sobre o balcão.

Se compra e vende produtos caros ou produtos médicos, terá que controlar cada item que passa através da sua empresa para o cliente, poderá ser necessário relembrar produtos vendidos ou garantir que os retornos foram, realmente, comprados à sua empresa e que ainda têm garantia.

O Software de gestão de stock está-se a tornar uma necessidade absoluta, mesmo para os comerciantes de internet de pequeno porte que precisam de manter a sua reputação na web.


Deixe a sua resposta