Vantagens de elaborar e comunicar a missão da empresa

Uma empresa não é definida apenas pelo nome, normas e estatutos.

Tanto em momentos de crise, como em épocas de bonança, o que importa é nunca esquecer a razão da existência da sua empresa.

As vantagens de elaborar e comunicar a missão da empresa dão-se tanto a nível interno como externo.

 

 

Nível interno

A nível interno, a declaração de missão deverá permitir à equipa que faz parte dela entender de forma clara o que é, de facto, a empresa onde trabalham e qual a razão dela existir.

A missão também deverá conseguir transmitir quais os objetivos que a equipa deve atingir e, ao mesmo tempo, incentivar o empenhamento para os alcançar. A não esquecer é que a declaração de missão deverá estar associada a metas organizacionais e baseada em fatores de sucesso identificados de forma indubitável por todos.

Nível externo

Por outro lado, e a nível externo, as vantagens de elaborar e comunicar a missão da empresa contribui positivamente para a imagem junto dos clientes, fidelizando-os. De facto, ao definir a sua missão, a empresa terá mais facilidade em delimitar os objetivos que pretende atingir, bem como a estratégia que terá de delinear para o conseguir.

Declaração da missão

Para perceber as vantagens de elaborar e comunicar a missão da empresa e para que seja entendida na sua totalidade, é fundamental que os objetivos definidos sejam realistas e expressos numa mensagem clara e credível.

A declaração de missão deverá expressar o objetivo essencial da empresa de modo a inspirar todos os que trabalham nela. Não obstante, deverá refletir aquilo que a empresa pretende “ser”.

Acima de todas as vantagens de elaborar e comunicar a missão da empresa, há que perceber que a missão deve referir, clara e objetivamente, os valores da empresa por forma a orientar os comportamentos de todos os que dela fazem parte. A missão não deve ser uma longa lista, e muito menos genérica. Mas, ao mesmo tempo, também não deverá ser muito específica por forma a que não haja quaisquer probabilidades de perder a atualidade face aos novos projetos desenvolvidos pela empresa.

A declaração da missão da empresa não é algo que deva ser imposto por um grupo influente de uma empresa, caso contrário poderá não ser interiorizada por todos. Assim, cabe ao responsável de topo da empresa fazer uma declaração prévia sobre a sua perceção dos valores, cultura, objetivos e estratégia da empresa.

A declaração da missão da empresa é um documento que deve servir de base para a discussão entre a equipa de gestão responsável pela sua realização.

Em primeiro lugar, há que definir os objetivos da empresa, analisando os pontos fracos e fortes da empresa, sem nunca esquecer as ameaças e oportunidades externas. Também não se deverá esquecer que a missão da sua empresa deve contemplar as expectativas dos gestores e dos empregados.

Quando considerar as vantagens de elaborar e comunicar a missão da empresa, há que verificar qual a altura certa para o fazer e se a declaração final irá reunir o consenso de toda a equipa responsável pela sua execução.


Deixe a sua resposta