Vantagens da subcontratação de armazenagem

Muitas vezes torna-se necessário e, bem mais económico, subcontratar a realização de algumas operações de logística da empresa. Esta subcontratação está também muitas vezes associada à possibilidade da própria empresa conseguir maior e melhor produtividade global na cadeia logística, o que se torna numa enorme vantagem face aos seus concorrentes.

Há uns anos atrás, devido à falta de parceiros especializados e que podiam levar a cabo as tarefas com a competência e eficácia pretendida pelas empresas, esta subcontratação podia ser algo muito difícil de se conseguir. Mas, hoje em dia, o mercado mudou e a tendência inicial desvaneceu-se face ao aparecimento de diversos operadores logísticos, que se especializaram num grande número de actividades de manutenção, transporte e armazenagem.

A subcontratação passou a ser também encarada como uma forma dos gestores conseguirem fazer melhor uso dos capitais disponíveis para os investimentos em áreas críticas do seu negócio.

Neste artigo vamos analisar algumas das principais vantagens da subcontratação de armazenagem.

Vantagens da subcontratação

 

Economia de investimentos especializados e periféricos

A subcontratação pode ser uma excelente opção para uma empresa que não pretenda investir em gastos e material de transporte, de manutenção e de armazenagem por questões estratégicas. Outro factor determinante reside na própria qualidade do serviço. Prestadores de serviço especializados nesta área dispõem de mais recursos e capital para investir na sua área principal e em meios técnicos e humanos.

Economia e competências

Os prestadores deste tipo de serviços estão também mais receptivos e têm maior possibilidade de aderirem às inovações que vão sendo feitas nesta área, o que em suma acaba por significar numa maior eficácia nos seus serviços. Por exemplo, o extraordinário desenvolvimento das técnicas de armazenagem ao nível da automatização e robotização dos equipamentos, está a modificar radicalmente as ideias feitas sobre a dimensão óptima das operações de armazenagem e da produtividade das respectivas operações.

Redução de custos

Outra importante vantagem da subcontratação reside no facto do prestador de serviços conhecer melhor os seus custos logísticos, o que facilita a definição de preços e de outras condições de satisfação da encomenda. No final este importante aspecto volta a traduzir-se numa melhor qualidade de serviço em relação ao que uma empresa não especializada na área iria conseguir.

Todos os gastos ligados às tarefas complementares ligadas ao serviço ficam também a cargo do prestador. Como por exemplo, higiene e limpeza; monitorização de eventuais condições especiais (temperatura, humidade, etc.); segurança das instalações ou manutenção e conservação de materiais.

Flexibilidade e velocidade

A subcontratação vai também permitir uma maior flexibilidade tanto em termos da escolha do local em que os armazéns estão, como da própria forma como o produtos são armazenados. Em caso de incumprimento ou insatisfação do fabricante, o prestador de serviços pode sempre ser substituído por outro (dentro dos limites do contrato).

A subcontratação permite também um acesso mais eficiente e rápido a novas áreas de mercado sem a empresa ter que efectuar importantes investimentos prévios e irreversíveis. Este pormenor é especialmente importante no mercado internacional.


Deixe a sua resposta