Usar o Facebook para promover o seu negócio

O Facebook tem-se vindo a transformar numa poderosa ferramenta de marketing para promover qualquer tipo de negócio. Se tem uma empresa e precisa de encontrar novas formas de promover os seus produtos e serviços, se quer interagir com clientes ou potenciais clientes ou se quer criar uma comunidade em torno do seu negócio, o Facebook é o lugar certo para estar.

O Facebook é a maior rede social do mundo, com números verdadeiramente impressionantes em termos de visitas, tráfego, utilizadores ou visibilidade. Razões mais do que suficientes para qualquer empresa começar a implementar estratégias para captar mais tráfego e possibilidades de negócio através deste poderoso meio de comunicação atual.

De seguida mostramos-lhe os passos mais importantes para conseguir promover o seu negócio no Facebook.

Criar uma página no Facebook

Uma página no Facebook pode ser uma excelente ferramenta de marketing, quando bem utilizada. Permite-lhe comunicar com clientes ou potenciais clientes que estejam interessados nos seus produtos ou serviços, através de diferentes opções como publicação de notícias e de media (vídeos, imagens, etc), realização de passatempos ou até eventos, acessíveis para a sua lista de seguidores.

O primeiro passo para o crescimento de seu negócio no Facebook é criar uma página de fãs interessante. A página do Facebook do seu negócio deve ter uma aspecto limpo e profissional, trazendo maior credibilidade para a empresa. Com esta página os seus clientes vão poder estar sempre actualizados com as informações que publica. O grande bónus destas páginas é que dão grande visibilidade à sua empresa quase sem esforço ou custos, pois todas as actualizações e informações que disponibilize também serão publicadas na página de perfil dos fãs da sua página.

Promover a sua página

O passo seguinte é dar a conhecer aos consumidores a sua página do Facebook. Como ponto de partida poderá começar pelos seus amigos ou familiares. Mesmo com um grupo pequeno de pessoas a divulgar a sua empresa, rapidamente poderá alargar o seu alcance a outras pessoas, pois como já referimos os seus conteúdos também serão publicados nas páginas de perfil dos seus fãs, podendo inclusive estar visível para os amigos dos seus amigos.

Pode (e deve) também promover a sua nova página do Faceboook nos emails da empresa, em cartões de visita e interligar o site da empresa com a página do Facebook.

Outra forma bastante eficaz para promover a sua página é recorrer aos anúncios do próprio Facebook. É surpreendentemente acessível e extremamente segmentado. Basta definir o seu orçamento, escolher o seu público-alvo e desfrutar do pay-per-click, publicidade que aparecerá somente para as pessoas que podem ter interesse em seu produto ou serviço.

Manter-se ativo

Para fidelizar clientes e seguidores da sua página é essencial que se mantenha ativo. Tenha o cuidado de atualizar regularmente o seu estado com informações relevantes para os consumidores, como conteúdo sobre os seus produtos e serviços ou anúncios. Invista ainda algum do seu tempo a comentar as suas páginas e posts, de forma a mostrar que se mantém interessado e ativo. A sua interação com os fãs deverá ser sempre cordial e educada. Mostre-se disponível para responder a questões e resolver possíveis reclamações o mais rapidamente possível.

Organizar passatempos

Outra excelente forma de manter viva a sua página e angariar cada vez mais seguidores é promovendo regularmente passatempos e dando ofertas exclusivas de produtos ou serviços aos seus fãs. Traga pessoas à sua página não apenas para receber actualizações, mas também através de incentivos que podem ir desde descontos a ofertas de lançamento do seu mais recente produto.

Juntar-se a grupos

Os grupos são uma boa forma de conseguir chegar até pessoas que partilham dos mesmos interesses e para as quais o seu negócio até poderá ser interessante. Imagine o conceito de um fórum, mas limitado a utilizadores do Facebook. É assim que funcionam os Grupos no Facebook. Nestes grupos poderá participar em discussões e até publicar informações relevantes para os seguidores do grupo, que o ajudam a promover o seu negócio.


1 comentário

Deixe a sua resposta