Uma marca líder de mercado tem sempre de ter concorrência

Se a sua marca chega ao ponto de ser um líder no mercado, não tenha medo de outras empresas entrando no mercado para dar à sua marca alguma competição. Na verdade, é bom para as marcas que são líderes no seu mercado albergar competição. Uma das coisas boas sobre a concorrência é que os consumidores gostam de ter a capacidade de escolher um produto.

McDonald não seria o que é hoje se não fosse o Burger King e Wendy. O mesmo se pode dizer da Coca Cola. A marca não seria o mesmo sem a Pepsi. Mais um exemplo seriam as farmácias. Quantas vezes você passar pela rua, ver uma, e um bloco mais tarde vê outra.

Elas são basicamente a mesma loja e ainda assim lá estão elas ao lado umas das outras, não importa que cidade você está elas estão próximas umas das outras. Se não há concorrência na sua categoria os consumidores podem olhar para sua marca com dúvida e passar a oportunidade de comprá-lo, razão pela qual a competição é importante.

Quando a competição chega, você tem que lutar contra o impulso para expandir a sua marca, a fim de proteger a sua quota de mercado. No entanto, você não quer muita concorrência. Isto porque, quando há muita concorrência, é igual a muitas escolhas, o que os consumidores acham confuso e as vendas realmente diminuiem em toda a categoria.

É por isso que é bom ter alguns concorrentes na mesma categoria que a sua marca, para garantir que o mercado prospera. Não se esqueça que cabe à sua marca de ser o primeiro na categoria para que a sua marca seja vista como o líder. Dessa forma, você será capaz de manter o seu domínio na categoria e você vai estar recebendo ajuda para ficar, porque é o líder da competição.


Deixe a sua resposta