Três maneiras de atrair e manter clientes fiéis

Atrair clientes fiéis é essencial para atingir boas receitas e lucro a longo prazo, bem como para reduzir os custos de marketing. Para atrair clientes fiéis, é necessário fornecer constantemente produtos e serviços que atendam às suas necessidades em constante mudança, melhorar continuamente a experiência do cliente com a sua empresa, alcançando também altos níveis de satisfação, mantendo para isso um contacto regular. A recompensa por este esforço e empenho vai traduzir-se na sua fidelidade.

Com o excesso de oferta e as novas formas de promoção, não existe nenhuma empresa actualmente, que consiga sobreviver no competitivo setor empresarial, sem bons métodos de fidelização de clientes. Em especial nas pequenas empresas, em que a capacidade de criar boas relações com os clientes é absolutamente fundamental.

Neste artigo vamos mostrar algumas dicas para criar uma boa relação com clientes e para os fidelizar.

Necessidades e expectativas

O primeiro passo para atrair clientes fiéis é fornecer produtos e serviços que atendam ou excedam as suas necessidades e expectativas. Isso significa que é fundamental avaliar e pesquisar acerca das necessidades do cliente, desenvolvendo produtos de acordo com essas mesmas necessidades, levar a cabo ações de acompanhamento e feedback dos clientes, usando depois o feedback para melhorar ainda mais o seu produto e oferta de serviços.

Tenha também em conta que o cliente poderá mudar de necessidades durante o seu período de fidelização com a empresa, sendo necessário que esta se mantenha a par dos seus novos desejos e objectivos.

Experiência e satisfação

Sempre que um cliente entra em contato com a sua empresa, ele deve ter sempre a melhor experiência possível. Serviço de qualidade ao cliente é essencial, quer seja quando um cliente coloca alguma questão, encomenda um produto, coloca uma solicitação de serviço ou faz uma reclamação. A forma como os seus funcionários atendem as chamadas, respondem a e-mails ou fazem a entrega de produtos tem um impacto na experiência e contato do cliente com a empresa. Por isso, todas as fases do negócio devem ser cuidadosamente planeadas e realizadas da melhor forma possível, para que a experiência do cliente seja sempre positiva. Lembre-se, cada aspecto desta enorme “jornada” é crucial para atrair e manter clientes fiéis.

Contato com o cliente

Outra forma eficaz de fidelizar clientes é mantê-los bem informados sobre as alterações que vai levando a cabo, com base nas suas sugestões e feedback. Depois de ter resolvido um problema ou feito melhorias em determinado serviço, informe os clientes da mais recente alteração. Desta forma vai estreitar relações, ao mostrar que as sugestões são valorizadas. Os seus clientes vão sentir-se mais envolvidos com a empresa e saber que as suas opiniões contam para o sucesso e futuro do negócio.

Aumentar a frequência de contato pode fortalecer a fidelidade dos clientes. Este contato não deve parar mesmo quando o cliente já finalizou o negócio e adquiriu um produto ou serviço da sua empresa. Leve a cabo um follow-up da venda para garantir que o cliente está satisfeito com o produto.

Através da oferta de serviços pós-venda, tais como instalação, treinamento e manutenção, você pode criar mais oportunidades de contato e de maior satisfação. Envio de newsletters regulares ou outras atualizações lembram os clientes do seu interesse e coloca-o numa posição de vantagem quando estes estiverem a considerar a sua próxima compra.


Deixe a sua resposta