Trabalho em equipa: essencial para qualquer empresa

O trabalho em equipa é cada vez mais valorizado e tem-se vindo a cimentar como uma prática essencial para o sucesso de qualquer empresa.

O trabalho em equipa implica trabalhar em conjunto, de forma a empreender esforços também conjuntos para promover ou atingir um objetivo comum ou missão. Num ambiente de trabalho em que os diversos funcionários combatem entre si, em detrimento de trabalharem em conjunto, para atingir estes objetivos que vão conduzir ao sucesso da empresa, pode ter um efeito desastroso a longo prazo para o desenvolvimento do negócio.

Neste artigo vamos mostrar-lhe algumas estratégias eficazes para conseguir fomentar o trabalho em equipa na sua empresa.

Como fomentar o trabalho em equipa

Fazer com que todos os colaboradores de uma empresa caminhem na mesma direção envolve algum planeamento e estratégia. Torna-se fundamental por isso estabelecer objetivos, comunicação eficaz, feedbacks constantes e lideranças compartilhadas. Contudo, muitas empresas acabam por ter maus resultados com o insucesso constante das suas equipas de trabalho. Os objetivos finais não são alcançados, todos se sentem entediados e, no fim, contribuem pouco para a organização.

Uma das melhores estratégias para dar a volta a este tipo de situações e fomentar um melhor trabalho em equipa entre os colaboradores da empresa, é através da atribuição de projetos a uma equipa em vez de apenas a indivíduos. Este tipo de projetos tende a apresentar melhores resultados, uma vez que os intervenientes se sentem mais confiantes e apoiados, para além da responsabilidade ser também partilhada.

Realize regularmente sessões de brainstorming para abordar novos projectos. Esta prática permite não só fomentar o trabalho em equipa como também a criatividade. Ensina os funcionários a trabalhar bem em conjunto e a trocar ideias entre si. Preocupe-se em incentivar todos os intervenientes a falar e a contribuir, pelo menos com uma ideia, por muito disparatada que possa parecer de inicio. Às vezes, as ideias mais criativas acabam por ser as mais viáveis e com maior sucesso para aplicar a nível profissional.

Uma excelente forma de fomentar o trabalho em equipa é através de recompensas. Lembre-se de recompensar a sua equipa pelo bom trabalho desempenhado. Uma equipa que alcance bons resultados é sempre uma fonte de motivação para colaboradores individuais. Lembre-se que por vezes o reconhecimento é mais apreciado que uma recompensa monetária. Em alternativa, pode também oferecer, por exemplo, um dia extra de folga ou um jantar pago pela a empresa a toda a equipa.

O trabalho em equipa desempenha também um papel muito importante na própria produtividade de cada individuo  e da empresa. Serem responsáveis por um pequeno grupo leva muitas vezes os elementos da equipa a sentirem um maior sentido de responsabilidade para realizar as suas tarefas individuais, sentindo-se também mais motivados para atingir os objetivos da sua equipa, o que no final se traduz numa maior eficiência da organização em si.


Deixe a sua resposta