Software de Gerenciamento de Projecto gratuito

Existe muito software disponível na internet para o ajudar a executar os seus projectos. Nesta página iremos fornecer algumas dicas sobre onde obter os aplicativos, de graça. E deixe-me começar por dizer: gratuito é tão bom como qualquer outro tipo de software disponível.

Existem três tipos:

  • Aplicações desktop
  • Serviços baseados na Web
  • Sistemas baseados na Web

Software de desktop gratuito para gerenciamento de projectos

Este tipo de aplicações são instaladas no seu PC. Pense na linha do MS Office e MSProject. Um pacote de software gratuito, agradável, nesta categoria é GanttProject. Este aparece-se com MS projecto.

Serviços baseados na Web

Com isto quero dizer sites que oferecem uma aplicação de internet on-line que oferecem suporte a gerenciamento de projectos. Você não precisa de instalar nada, apenas faz uma inscrição para utilizar um serviço que está a ser executado no servidor de outra pessoa.
Um exemplo é iTeamWork, que é uma espécie de ferramenta de colaboração, onde você pode definir projectos e tarefas, atribuir-lhes pessoal, rastrear e ver listas de afazeres, etc.

Sistemas baseados na Web

A diferença entre os serviços e sistemas baseados na Web é que, com este último você tem que instalar o software no seu próprio computador. À medida que o software gratuito ganha mais adeptos, algumas destas aplicações são muito poderosas.
Exemplos desta categoria são:

dotProject

dotProject é um software de gerenciamento de projecto PHP baseado na Web que inclui módulos para as empresas, projectos, tarefas (com gráficos de Gantt), fóruns, arquivos, calendários, contactos, helpdesk, suporte multi-idioma, módulo de usuário, permissões e temas.

phProjekt

PHProjekt é uma aplicação modular para a coordenação das actividades em grupo e para compartilhar informações e documentos via intranet e internet.

Consultant Communicator

Consultant Communicator foca-se sobre o aspecto de entregar o seu projecto dentro do prazo estabelecido. Ao contrário da maioria das outras ferramentas, este não usa gráficos para definir o tempo ocupado em cada tarefa, em vez disso usa um sistema hierárquico.


Deixe a sua resposta