Software de Controlo de Vendas

A maioria das oportunidades de vendas é desperdiçada, nem chegam a ser ‘tocadas’ pelo seu pessoal de vendas. Estudos relatam que mais de 34% de todas as oportunidades de venda não são trabalhadas por os vendedores das empresas. O custo das oportunidades de vendas desperdiçadas é muito elevado.

Os esforços do departamento de marketing para criar a demanda do produto não é tão eficaz quanto poderia ser. Além disso o gestor de vendas não tem uma visão do que está a acontecer no grupo de vendas. Isto é só parte do problema de gerenciamento de possíveis vendas.

Não se perde, nenhuma, possível, venda

Por vezes a empresa recebe uma ‘dica’ de uma possível venda, vinda da internet ou de uma feira e, passa vários dias para a entregar ao vendedor correcto. Isto abre a porta da possível venda aos seus concorrentes. Quando finalmente contactar com o possível cliente, será muito tarde. Estudos comprovam, sem dúvida, que os vendedores que chegam primeiro têm mais possibilidades de fechar o negócio. O velho método de controlar as vendas como; softwares de crm ineficazes, telefonemas, e-mails e faxes, são cada vez mais ineficazes, existe um método melhor…

Software de CRM de controlo de vendas deve ser um dos melhores amigos dos vendedores. A maioria das pessoas confunde software de CRM com organizações que tentam manter um olho nos seus empregados, monitorando o seu comportamento. Embora isto seja verdade em algumas situações, é realmente, do melhor interesse do vendedor usar algum tipo de software de CRM para facilitar o seu trabalho. Há um grande equívoco sobre o que faz um bom vendedor.

Já ouviu dizer, “nasceu para ser vendedor” isto é verdade, algumas pessoas nascem para ser vendedores, mas a maioria dos vendedores são bem-sucedidos porque seguem os sistemas e porque os seus sistemas alertam para possíveis vendas. Isto consegue-se por o uso de um software de controlo de vendas, que permite acompanhar os potenciais clientes.

Segundo a Associação Nacional de Vendas, as vendas ocorrem no seguinte ciclo:

  • 2% Das vendas são feitas no primeiro contacto
  • 3% Das vendas são feitas no segundo contacto
  • 5% Das vendas são feitas no terceiro contacto
  • 10% Das vendas são feitas no quarto contacto
  • 80% Das vendas são feitas no quinto a vigésimo segundo contacto

Parece incrível. Imagine um vendedor médio a quem confia 1000 possíveis clientes, com o objectivo de converter 5% em clientes (vendas) até o final do ano, acha que o vendedor vai ser capaz de manter o controlo de potencialmente 5,000 -12,000 contactos, durante todo o ano? Claro que não! É aí que o software de CRM ajuda o vendedor. A maioria dos vendedores, trabalham sem software de controlo de vendas, por isso provavelmente desistem após o primeiro telefonema. Isso significa que você terá vantagem sobre os seus concorrentes.

Venda Mais, Trabalhe de forma inteligente

Para vender mais, você quer passar mais tempo em actividades de venda, pouco tempo no software CRM.
Os vendedores que utilizam um software de Salesforce relatam como as suas vendas duplicam. O software de salesforce torna-o altamente produtivo, com menos passos, menos entrada de dados, menos navegação e pesquisa! salesforce fornece as informações necessárias numa única exibição, sem forçar a passos desnecessários que lhe ocupam tempo desnecessário. É uma alternativa lógica, intuitiva e eficiente.

Toda a informação relevante é apresentada numa única exibição. Pode ver toda a história, fazer a chamada, enviar correio electrónico, documentar a chamada e configurar a próxima chamada, isto tudo numa única janela. Não há necessidade de saltar de janela em janela, terá tudo o que precisa na mesma janela.

A sua equipe, de vendas irá reconhecer a vantagem deste software, pois irá reflectir a sua produtividade e permitir que façam melhor o seu trabalho, com mais rapidez, oportunidades de negócio e de forma mais profissional. As previsões tornam-se precisas, o marketing torna-se facilitado, o atendimento ao cliente torna-se global, e os clientes tornam-se mais satisfeitos.

Venda mais com Menos Navegação

Algum software de CRM pode roubar tanto quanto 85% do tempo do vendedor! Existe software de controlo de vendas, projectado para fornecer a informação pretendida, sem obrigar a passos desnecessários que ocupam muito tempo.

Venda Mais, inserindo menos dados e com menos erros

Com um bom software salesforce, você projecta a sua janela de visualização, evita saltar de janela em janela.

Nada é mais aborrecido do que ter que inserir dados e, a inserção de dados duplicados. Um software salesforce permite construir relações entre os vários elementos da entrada de dados. Se seleccionar o país EUA, o software sabe quais os 50 estados por onde você precisa de escolher. Da mesma forma, pode construir as relações personalizadas da sua empresa para acelerar a inserção de dados.
Há software CRM que permite afinar as escolhas baseadas no contexto, sem qualquer programação. Ao contrário de outras soluções de CRM, os bons softwares de CRM apresentam dados relevantes para a escolha, assim evita erros. Um bom CRM deve-se tornar uma extensão da sua equipe, não um obstáculo à produtividade.
Não há necessidade de duplicar a inserção de dados. Depois dos dados terem sido inseridos, podem ser distribuídos a todos os consumidores, seja onde estiveram. Isto permite visualizar as informações quando e aonde precisar delas. Ao evitar dupla inserção de dados, economiza tempo e evita erros.

Vender Mais com Menos Passos

A maioria dos sistemas de CRM obrigam, para que a sua tarefa fique completa, (a um telefonema, por exemplo), e a agendar uma nova actividade de acompanhamento de chamadas. Isto requer muitos passos.
Com um bom software de CRM, não abandona a sua actividade após a conclusão. Simplesmente avança com a actividade, alterando a data de acompanhamento. Isto poupa-lhe tempo e acumula o histórico das comunicações que teve com o cliente.
Como um segundo exemplo, quando contratar um funcionário novo, a série de tarefas que devem ser executadas são automaticamente criadas e atribuídas com os prazos necessários. Isso elimina muitas etapas manuais e garante que nada falhe, enquanto o funcionário é responsabilizado, pela exactidão do processo.
Um terceiro exemplo de eficiência de um software CRM é encontrado quando surge um novo potencial cliente e, é atribuído a um representante de vendas, é automaticamente criada uma actividade, pela simples criação de uma regra.

Venda mais com acesso mais fácil aos seus dados

Com a alguns dos sistemas de CRM, o acesso aos dados é um processo de muitas etapas. Por exemplo, se quiser ver a história, precisa de consultar o registo da conta, depois o registo do contacto, em seguida o registo da oportunidade, anexos, e-mails – um processo longo.
Escolha um sistema de CRM onde consiga configurar uma visão única da janela. Pode configurar a exibição de dados de vários locais numa só janela. Por exemplo, ao visualizar uma actividade, pode ver o contacto, informações da conta e o histórico de comunicações anteriores, tudo na mesma janela. Nunca terá de sair da janela actual para procurar outros detalhes e voltar à mesma janela para continuar a sua tarefa.

Da mesma forma, é possível consolidar dados úteis de vários lugares no mesmo relatório. Pode criar um relatório ‘matriz’ com apenas dois passos e, simples e dinamicamente realizar a análise ‘e se’ ao trabalhar os dados.

Vender mais com maior facilidade de adesão ao processo.

Cada empresa tem um processo a seguir para a eficiência e precisão dos negócios. O software de controlo de vendas assiste na criação do processo de negócio e, exige que os usuários sigam o processo para evitar erros, e ganhar produtividade, ajudando a que as coisas se realizem.

Tudo isto resume-se a vender mais e a trabalhar com mais estilo


Deixe a sua resposta