Software Controle de Stocks Grátis

O Software de Controle de stock é um software destinado a rastrear os níveis da existência dos produtos, encomendas, vendas e entregas. Também pode ser utilizado na indústria de transformação para criar ordens de serviço, listas de materiais de produção e outros documentos, relacionados. As empresas utilizam software de crontrole de stock para evitar ter stock em excesso e evitar não ter o stock necessário.

É uma ferramenta com a qual se pode organizar os dados do inventário que dantes eram, geralmente, armazenados em discos rígidos, ou impressos em documentos do Microsoft Excel.

O Software de controle de stock é composto por vários componentes, os quais, juntos, criam um inventário coeso para os muitos sistemas de controle de uma empresa. Estes componentes incluem:

Rastreamento de activos

Quando um produto está num armazém ou numa loja, pode ser rastreado através do seu código de barras e / ou outros critérios de rastreamento, tais como o número de série, número de lote, ou numero de revisão.

Código de Barras

Os códigos de barras são o meio pelo qual os dados dos produtos são inseridos no software de controle de stock. Um leitor de código de barras é necessário para ler códigos de barras e procurar informações sobre os produtos.

Gerenciamento de encomendas

Quando os produtos atingem um certo nível, baixo, o software de controle de stock, avisa o gestor para encomendar esse produto. Isto ajuda as empresas a evitar o esgotamento do stock, e a evitar gastar dinheiro desnecessário em stock a mais nas prateleiras.

Gestão de serviços

As empresas que prestam serviços podem usar o software de controle de stock para acompanhar o custo dos materiais que usam para prestação de serviços, tais como materiais de limpeza. Desta forma, podem calcular os custos do serviço com mais precisão.

Propósito

O software de controle de stock é utilizado com uma variedade de propósitos, incluindo:

  • Manter um equilíbrio entre o stock, muito e muito pouco.
  • Rastrear o stock, enquanto é transportado entre os diversos locais.
  • Recebimento de itens num armazém ou outro local.
  • Escolha, embalagem e expedição de itens do armazém.
  • Manter o controle das vendas e os níveis de stock do item.
  • Reduzir a obsolescência e deterioração do produto.

Vantagens software de controle de stock

Existem várias vantagens na utilização de software de controle de stock.

Redução de custos

Em muitos casos, o stock de uma empresa representa um dos seus maiores investimentos. O software de controle de stock ajuda as empresas a cortar despesas, minimizando a quantidade de produtos desnecessários em armazém. Também ajuda a evitar a perda de vendas por não ter stock suficiente, à mão, para atender à demanda.

Organização do armazém

O software de controle de stock pode ajudar distribuidores, atacadistas, fabricantes e varejistas a optimizar os seus armazéns. Se certos produtos são vendidos em conjunto ou são mais populares que outros, esses produtos podem ser agrupados ou colocados perto da área de entrega para acelerar o processo de escolha, embalagem e expedição, para os clientes.

Dados actualizados

Dados actualizados sobre as condições e os níveis de stock é também uma vantagem que o software de controle de stock dá às empresas. Os executivos da empresa, normalmente, podem aceder ao software através de um dispositivo móvel, laptop ou PC para verificar os números do stock atual.

Economia de tempo

Com a ajuda de direitos de usuário restritos, os gestores de empresas podem permitir que muitos funcionários auxiliem na tarefa de controle de stock. Os funcionários podem ter acesso a informação suficiente para receber os produtos, fazer pedidos de produtos, transferir produtos e executar outras tarefas, sem comprometer a segurança da empresa. Isto pode acelerar o processo de controle do stock e economizar tempo aos gestores.

Desvantagens software de controle de stock

As principais desvantagens do software de controle de stock é o seu custo e complexidade.

Custo

O custo pode ser uma grande desvantagem do software de controle de stock. Muitas grandes empresas usam software de controle de stock, mas as pequenas empresas podem ter dificuldade em pagar o software. Os leitores de código de barras e outros equipamentos podem agravar este problema, adicionando ainda mais custos às empresas.

Complexidade

O software de controle de stock não é necessariamente simples ou fácil de aprender a utilizar. A equipa de gestão da empresa tem que dedicar uma certa quantidade de tempo para aprender a utilizar o novo sistema, incluindo o seu software e hardware, a fim de o colocar em uso. A maioria dos softwares de controle de stock inclui manuais de utilização. Apesar da sua aparente complexidade, o software de controle de stock oferece um grau de estabilidade às empresas.


2 comentários

  1. PINA MENDES
  2. Carlos Alves

Deixe a sua resposta