Sistema Informatizado de Gestão de Manutenção – Software CMMS

O que é um software de Gestão de Manutenção?

Qualquer empresa ou organização geralmente tem uma grande quantidade de informação relacionada às suas operações de manutenção. A fim de realizar a produção, com suavidade, esta informação associada à manutenção precisa de ser arquivada com cuidado e deve ser facilmente acessível ao pessoal da empresa, quando necessário. Com a presente tecnológica, a maioria da informação pode ser armazenada digitalmente com a ajuda de um pacote de software de Gestão da Manutenção (Software CMMS).

O sistema informatizado de gestão de manutenção, também conhecido como Enterprise Asset Management, pode ser baseado na Web ou LAN.

Como é que o software de gestão de manutenção pode ajudar a sua empresa?

Um software CMMS pode ajudar a empresa a planejar e a implementar com sucesso as suas operações de manutenção. Este planeamento de manutenção assegura a maximização do tempo de funcionamento do equipamento, reduz a necessidade de reparos de emergência, reduz os custos de produção e poupa tempo, ajuda no sentido de ter uma produção melhor e mais eficaz, aumentando assim o lucro da empresa.

Um software de gestão de manutenção armazena as informações associadas à manutenção e controla –

  • As ordens de trabalho
  • Trabalhos agendados
  • Produção em curso
  • Atribuição de pessoal
  • Pessoal atribuído Equipamento
  • História do equipamento
  • Peças armazenadas e onde estão guardadas ser for necessário repor
  • Materiais a serem reservados
  • Material a ser encomendado
  • Problemas existentes
  • Problemas que podem surgir
  • Detalhes da resolução de problemas
  • Acções a serem tomadas no futuro

Com o software CMMS, a empresa pode gerir de forma eficiente a ‘manutenção preventiva’, gestão de activos e controle de stock. Pode registar os custos, os dados do equipamento, garantia do equipamento, data da compra, recibos de embarque e informações de manutenção. O CMMS também mantém um registo das especificações do trabalho, listas de instruções passo-a-passo para os procedimentos de manutenção e cria listas de controlo das tarefas realizadas e das tarefas a cumprir. Pode facilmente verificar o volume do trabalho em mão e a mão-de-obra necessária para o fazer.

Tem rápido acesso aos desenhos CAD armazenados, documentos digitalizados e relatórios de síntese, detalhados. Na verdade, a facilidade do acesso a informações precisas, torna o trabalho mais fácil, a execução de tarefas mais simples e, é praticamente indispensável para qualquer empresa.

Quais as características a considerar antes de comprar um software de gestão de manutenção?

Irá encontrar uma grande variedade de software CMMS no mercado, todos os dias surgem softwares novos. Estes podem variar em preço, dependendo do fornecedor e os recursos disponíveis, que podem ser complexos, personalizados ou simples. É importante escolher um software que se encaixe tanto às suas necessidades como ao seu orçamento. Se o orçamento for apertado, pode seleccionar um software que atenda às suas metas de manutenção imediata, como, por exemplo, lista de equipamentos, programação de manutenção preventiva e impressão de ordens de trabalho e, que lhe permita fazer o upgrade à posterior.
Adquira o software de gestão de manutenção a partir de um fornecedor de renome, de preferência um que esteja no mercado à vários anos, assim garante o suporte técnico e a possibilidade de upgrade.

O pacote de software deve ser fácil e rápido de implementar, deve ser actualizado automaticamente, periodicamente, para se manter a par de novas tecnologias.

Peça sempre uma demonstração do produto antes de o comprar. Desta forma, pode descobrir exactamente quais são as características do programa e, ver se é aquilo que precisa para alcançar os seus objectivos de manutenção. Alguns pacotes de software CMMS permitem personalizar o programa para atender às suas necessidades específicas.
O software deve ser fácil de utilizar até mesmo por quem não tenha conhecimento extensivo do computador.


Deixe a sua resposta