Retenção de funcionários de uma empresa

A retenção de funcionários, especialmente dos melhores e que apresentam maior produtividade e eficiência, é um verdadeiro desafio para qualquer empresa.

Muitos gestores sabem e concordam que a retenção dos seus melhores funcionários na empresa garante uma maior satisfação dos clientes, maior lucro com vendas de produtos, colaboradores satisfeitos, assim como uma continuidade de conhecimento e aprendizagem que pode contribuir positivamente para o sucesso da empresa.

Cair no erro de não apostar na retenção destes funcionários poderá ser bastante dispendioso para a empresa, quer a curto ou a longo prazo. O processo pode ser caro, tanto em termos de tempo quanto de produtividade. As empresas bem sucedidas aprendem muito rapidamente como minimizar a rotatividade de empregados.

Neste artigo damos-lhe algumas sugestões para a retenção de funcionários e que podem ser implementadas em qualquer organização.

Contrate bons profissionais

É fundamental contratar bons funcionários. Cada pessoa que você contratar precisa de ser um trunfo para a empresa. É necessário considerar não apenas as competências e experiências que um empregado tem, mas também avaliar cuidadosamente como ele se encaixa com a restante equipa atual de funcionários. Se possível, evite a contratação de pessoas que têm traços de personalidade que entrem em confronto com as personalidades dos seus atuais funcionários. Este será o primeiro passo e a base para conseguir um ambiente de trabalho na empresa onde os funcionários querem ficar.

Saiba lidar da forma correcta com os erros

Todos nós, em alguma altura das nossas vidas, cometemos erros, até mesmo você ou os funcionários da sua empresa. Assim que detectado um problema trabalhe com o empregado para determinar a natureza exata deste e concentre-se em chegar a uma solução. Quando a situação já se encontrar resolvida, trabalhe com o empregado para identificar exatamente onde aconteceu o erro e desenvolvam em conjunto um processo que irá ajudar a evitar a reincidência deste. Este esforço vai contribuir positivamente para manter a auto-estima do funcionário, mas não ilude a gravidade ou consequências de cometer o erro.

Ofereça incentivos

Formas de incentivo podem incluir, por exemplo, um aumento de salários, prémios de produtividade, benefícios varios ou até mesmo acesso a mais formação. Por vezes um bom elogio na hora certa é o maior estímulo para um funcionário se sentir valorizado, acabando por se manter na empresa a longo prazo.

Avalie a sua indústria, de forma a determinar o que você pode oferecer como incentivos que encorajem a retenção dos seus melhores funcionários. Tenha em mente que a maioria dos funcionários querem ficar numa empresa quando sabem que eles serão recompensados ​​pela sua lealdade.

Crie objectivos e desafios

Deve traçar um plano de carreira para cada funcionário. Forneça objectivos e desafios, evitando que o seu trabalho seja o mesmo e caia na estagnação. Tem de existir um caminho com princípio, meio e fim. É por isso importante que ofereça aos trabalhadores a possibilidade de subirem nas suas carreiras profissionais. Desta forma vão sentir-se mais motivados para tentar atingir novos objectivos, através do seu bom trabalho nas funções que desempenham, funcionando também como uma excelente forma de retenção de funcionários competentes e valiosos para a empresa.


Deixe a sua resposta