Registo de domínio com a extensão .pt

Hoje em dia não basta para uma empresa ter uma presença online. O sucesso ou insucesso desta presença no âmbito online vai depender também de outros inúmeros fatores, como é o caso da capacidade de divulgação ou a forma como a empresa se apresenta aos novos clientes e a qualidade do seus serviços. Torna-se fundamental  para a empresa registar um domínio .pt,  distanciando o nome e a marca do actual clima negativo que rodeia as “.com” atualmente. A empresa deve por isso apostar num aumento de credibilidade ao associar à sua marca ou negócio um domínio nacional com terminação ” .pt” ou ” .com.pt”. No entanto, para poder efetuar o registo de domínios “.pt” é preciso preencher determinados requisitos. Neste artigo vamos mostrar-lhe quais são e como pode registar um domínio .pt  para a sua empresa.


Vantagens dos domínios com a extensão .pt

Os domínios com extensão .pt são os mais utilizados pelas empresas portuguesas ou pelas organizações que pretendem ter uma presença forte no mercado online português. Este tipo de domínios são uma forma de empresas locais e até internacionais conseguirem estabelecer-se em Portugal.

Os domínios com extensão .pt, como qualquer domínio com extensão de um país, obedecem a determinadas regras impostas pela legislação interna do país. No entanto, também trazem muitas vantagens para a empresa, sendo uma delas a identificação geográfica da empresa que tem um site com este tipo de extensão. Qualquer cliente que visite um site com extensão .pt depreende que a empresa seja portuguesa, o que poderá ser muito relevante para futuros negócios. Este fator é ainda mais determinante em situações de comércio electrónico, em que a localização da empresa exerce uma influência crucial sobre a decisão do potencial cliente.

Critérios para registar um domínio .pt

Para registar um domínio com extensão .pt é preciso obedecer a determinados critérios fundamentais. Entre esses critérios destaca-se o facto de apenas duas entidades poderem registar domínios com este tipo de extensão. São elas as empresas cuja denominação no RNPC (Registo Nacional de Pessoas Colectivas) é idêntica ao nome do domínio que pretendem registar, assim como as Empresas que detêm a marca registada com o mesmo sinal verbal ou Logótipo do nome que pretendem registar.

O registo do domínio .pt também tem algumas proibições regulamentadas. Para registar um domínio .pt , este não pode conter nomes de âmbito geográfico como é o caso de Faro.pt ou Setúbal.pt. Também não é permitido que o domínio escolhido induza  em erro sobre a sua titularidade, nomeadamente a utilização de nomes de marcas indevidas pretendentes a terceiros. Deve ainda ter em consideração que o nome de domínio escolhido não pode conter expressões que sejam consideradas contra a lei, ordem pública ou até mesmo aos bons costumes.

No caso das pessoas colectivas, o nome do domínio deverá coincidir com a firma ou denominação constante do Cartão de Identificação de Pessoa Colectiva (CIPC) emitido pelo Registo Nacional de Pessoas Colectivas (RNPC) ou de documento equivalente. Já para os empresários em nome individual e profissionais liberais o nome de domínio deve coincidir com o da firma ou nome profissional que deverá ter duas palavras, respectivamente.

Para registar um domínio de extensão .pt é ainda necessário respeitar algumas regras administrativas. Sendo a apresentação de registo de empresa ou de marca essencial para obter um domínio em .pt, é necessário preencher formulários e apresentar os respectivos documentos que comprovam a existência da empresa e do registo da marca. Para o registo de domínio .pt é preciso ainda dar indicações de responsáveis técnicos e administrativos para o domínio.


Deixe a sua resposta