Recrutamento: como encontrar os melhores profissionais

Uma empresa que não possui bons profissionais está certamente condenada ao fracasso. Torna-se por isso fundamental encontrar e contratar os melhores profissionais disponíveis no mercado de trabalho, sendo este processo de recrutamento um elemento crítico da gestão.

No competitivo mercado empresarial muitas empresas começam agora a apostar em processos de recrutamento bastante rigorosos e bem estruturados, de forma a tentarem garantir que os novos colaboradores da empresa são uma mais-valia para os quadros da empresa e não apenas mais “números” falhados que acabaram em rescisão.

Este processo é demorado, pois exige planeamento, comprometimento de todos, em especial da gestão de topo, e trabalho árduo. Neste artigo vamos mostrar-lhe alguns dos principais passos para que uma empresa consiga efetuar um recrutamento eficaz.

Encontrar os melhores colaboradores para a empresa

Um planeamento cuidado do processo de recrutamento pode fazer toda a diferença na fase de descoberta dos melhores candidatos. Sugerimos que siga os seguintes critérios:

  • Referências pessoais e profissionais: Em primeiro lugar, precisa de definir o tipo de colaboradores que gostaria de ter a trabalhar na empresa. Descubra candidatos viáveis através de referências de outros empregadores, parceiros de negócios, colegas e ex-colegas. Contudo, analise bem todas as hipóteses e referências antes de tomar uma decisão. De preferência não tome qualquer tipo de decisão definitiva nesta fase do recrutamento.
  • Recrutamento interno: Antes de recorrer ao recrutamento externo, procure pelo candidato ideal dentro da própria empresa. A sua grande vantagem em relação a este tipo de candidatos é o facto de você já conhecer os seus hábitos de trabalho e a sua atitude.
  • Ex-empregados: Bons profissionais que já tenham trabalhado na organização devem ser mantidos “debaixo de olho”, pois nunca se sabe se um dia podem voltar a vir a ser úteis para a empresa. Como acontece com a opção anterior, também nestes caso já conhece os hábitos de trabalho e personalidade do candidato ao cargo.
  • Recrutamento externo: Esgotadas as opções anteriores é chegada a hora de recorrer a empresas externas especializadas em recrutamento. Este tipo de empresas consegue angariar inúmeros candidatos a emprego, estruturando os seus processos de recrutamento de forma profissional e cuidada.
  • Anúncios de recrutamento criativos: Se pretende um profissional acima da média, elabore também um anúncio de recrutamento acima da média. Lembre-se, no entanto, que deverá utilizar os meios adequados para encontrar o candidato apropriado para o cargo disponível.
  • Atenção às “inverdades”: Já lá diz o ditado que “a mentira tem perna curta”. Preste especial atenção a situações e discrepâncias entre respostas, que claramente podem ser inventadas, pois não estão minimamente em sintonia com o profissional que está a ser avaliado. Qualquer candidato que minta no currículo e acerca da sua experiência profissional não deve ser tido em conta como potencial escolha, pois futuramente pode não ter as competências necessárias para levar a cabo a função na empresa.

1 comentário

  1. Valdir Roecker

Deixe a sua resposta