Quem, na empresa, deve ser responsável pelas mídias sociais?

Ok, você deve concordar comigo que este não deve ser um cargo ocupado pelo seu sobrinho que acabou de entrar na faculdade. Muito menos por aquele estagiário que até então vinha desenvolvendo o papel de faz tudo do escritório. Mas quem deve ocupar o posto de soberano das redes sociais? Acredite ou não, esta é uma dúvida plausível, que muitas empresas acreditam (algumas erroneamente) terem resolvido.

Ainda lembro quando era apenas um estudante de jornalismo interessado pelo mundo da Comunicação Interna empresarial: a quem pertencia esse reino? Para alguns, deveria ficar com o Marketing. Para outros, com o RH. E a discussão segue até hoje. Virei a página. Agora pergunto-me quem deve escrever no blog corporativo ou definir as estratégias do Twitter.

Talvez seja o CEO. Talvez seja a Dona Iraci, a secretária. Talvez seja o Marcelo, do Marketing. Enfim, por tudo o que tenho lido, eu arrisco dizer que não. E correndo o risco de ouvir de alguém uma longa história sobre como é difícil contratar no Brasil, eu ouso dizer que as mídias sociais precisam de um profissional especializado.

Longo silêncio.

Analisemos os fatos: a decisão de estar ou não nas mídias sociais não é mais da empresa, mas sim do cliente, que pode procurar pelo seu produto ou pela sua marca nestes ambientes. Esse foi o fato número 1. O fato número 2 é que ao ser procurado por um cliente, você não colocaria qualquer pessoa para falar com ele (talvez colocasse, mas esse é um problema seu e do seu departamento de vendas).

Para quem não entende o que é ESTAR nas mídias sociais, seguem algumas atividades básicas de um profissional que se proponha a desempenhar o papel de Analista de Mídias:

1. Traçar Estratégias

2. Executar Estratégias

3. Fomentar discussões

4. Monitorar as mídias sociais

5. Buscar respostas para as dúvidas coletadas

6. Apagar incêndios nos casos em que não estão falando tão bem da sua empresa

7. Um longo “etc”.

Pois é. Talvez você, dedicado empresário, tenha pensado que o mocinho das mídias sociais só entra no Orkut e diz “hello” pra galera. Não é bem assim. Existem empresas que já estão incluindo a figura do analista de Mídias Sociais no quadro fixo, assim como tiveram que engolir o pessoal do Marketing e da Comunicação.

Eu sei, não é nada fácil ser empresário, mas quem mandou não ouvir a sua mãe e ter feito medicina?


Deixe a sua resposta