Porque é que tantos falham no Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados é uma das formas mais eficazes de gerar um rendimento equivalente ao de um trabalho a tempo inteiro, na Internet. No entanto, e como em outros tipos de negócio, uma grande parte do lucro no marketing de afiliados depende das estratégias de publicitação, vendas e promoção do afiliado. Todos os dias a indústria do marketing de afiliados expande e a competição aumenta, o que faz com que os afiliados tenham de criar novas formas de se destacarem e atraírem clientes.

Comparativamente com a publicidade tradicional, os programas de afiliados são mais eficazes, não têm riscos e são mais económicos. Então porque é que tantos afiliados continuam a falhar neste negócio?

Primeiro, o aspecto mais crítico para o sucesso no marketing de afiliados é publicitar. Para obter bons resultados é necessário investir tempo e trabalho, não basta colocar os links no site e esperar que os visitantes cliquem. Muitos falham neste aspecto pois não trabalham arduamente e não se empenham o suficiente.

Falta de preparação é outro dos motivos pelo quais tanto os afiliados como os comerciante falham no marketing de afiliados. Uma parte da preparação é fazer a sua pesquisa. No caso dos comerciantes, estes devem analisar o site do afiliado para saber se é, de uma forma ou outra relacionado com os produtos que está a vender. É importante que o circulo de leitores do site do afiliado se encaixe com o publico alvo do produto que esta a tentar vender. No caso do afiliado, este deve analisar se o comerciante tem uma boa reputação, se vende produtos de qualidade e que cumprem o que dizem e se remunera bem. Deve também escolher um comerciante que venda produtos nos quais tem algum interesse.

O seu site é uma ferramenta muito importante para o programa de afiliados. Deve criar cuidadosamente cada aspecto do site, desde o nome de domínio, passando pelo design, até ao conteúdo. Deve ter em mente que há utilizadores que ao verem um site feio desistem de ler o conteúdo e outros que apenas o conteúdo lhes interessa. Então deve tentar criar um site atractivo e com conteúdo relevante.

Escolher um domínio de topo também é crucial para o sucesso do programa de afiliados. Muitos dos sites de afiliados não aparecem nos principais motores de busca pois estes rotulam-nos como “transitórios” e não listam no directório. Deve também ter atenção ao nome que vai dar ao seu site. Muito afiliados falham pois escolheram um nome inadequado para o site e apesar de terem conteúdo de qualidade, os utilizadores ao verem um nome que não parece ser relevante, não entram no site.

Para obter sucesso neste negócio é imprescindível  que tenha vontade de aprender, de modo a que possa evoluir as suas estratégias de marketing. Muitos falham porque não crescem no negócio e estão meramente preocupados em ganhar dinheiro rapidamente em vez de pensar no negócio a longo prazo.

Não desista com facilidade. A maioria dos afiliados são atraídos pela possibilidade de conseguir grandes quantidades de dinheiro e acabam por se inscrever sem conhecer a dinâmica do negócio. Quando estes não obtêm os resultados que esperavam desistem e inscrevem-se noutro programa e assim sucessivamente até que desistem do negócio. Ao inscrever-se num programa não espere ficar rico instantaneamente, é preciso trabalhar nas suas estratégias de promoção e ser paciente. Nunca saberá o quanto pode ganhar se não persistir.


Deixe a sua resposta