Planeamento de Marketing

Planeamento Marketing

Marketing é o processo do desenvolvimento e implementação de um plano, para identificar, antecipar e satisfazer a demanda dos consumidores, de tal forma a obter um lucro. Os dois elementos principais do plano são a pesquisa do mercado para identificar e antecipar as necessidades do cliente e o planeamento de um mix de marketing adequado, para atender a esses requisitos. A pesquisa de mercado envolve a recolha e registo de informações sobre os consumidores, mercado, produto e, a concorrência, de uma forma organizada.

Existem três principais formas de recolha de informações:

  1. A partir de informações internas já realizadas pela organização, por exemplo, detalhes dos clientes existentes e dos seus hábitos de consumo.
  2. Informações primárias externas – ou seja, informações recolhidas em primeira mão, através de entrevistas com clientes e potenciais clientes para obter as suas opiniões sobre a empresa, produtos e serviços.
  3. Informações secundárias externas – com as fontes de informação publicadas, por exemplo aquelas produzidas por organizações de marketing sobre produtos, mercados e marcas.

Planeamento de marketing pode ser usado, para:

Uma definição simples da pesquisa de mercado é “manter aqueles que fornecem bens e serviços em contacto com as necessidades e desejos daqueles que compram os produtos e serviços.

Plano de Marketing

Um plano de marketing ajuda a criar, gerir e coordenar os seus esforços de marketing. A preparação de um plano de marketing obriga-o a avaliar o que se passa no seu mercado e como isso afecta os seus negócios. Também fornece um ponto de referência para a medição, no futuro. Muitas vezes, basta elaborar um plano de marketing para que seja orientado a desenvolver uma estratégia de marketing bem sucedida.

Assim como um mapa rodoviário o guia durante uma viagem, um plano de marketing ajuda-o a si e á sua equipe a alcançar os seus objectivos, sem se desviar deles.

Os representantes das organizações que lhe emprestarem dinheiro ou investirem no seu negócio, iram exigir um plano de negócio – e o seu plano de marketing é um componente crítico do plano de negócios.

Um plano de marketing contém informações sobre a sua empresa e os seus produtos, objectivos e estratégias de marketing, bem como a forma como vai medir o sucesso das suas actividades de marketing e, descreve todas as actividades de marketing que irá realizar durante um determinado período de tempo (geralmente um ano). Também deve incluir todas as informações de fundo e resultados de pesquisas que utilizou para seleccionar as actividades de marketing. Deve também documentar os custos associados com as suas actividades de marketing, planeadas, bem como as medidas que irá tomar para determinar o seu sucesso.

Na maioria das vezes, um plano de marketing é um componente de um plano de negócios. Um plano de negócios, basicamente, afirma como planeia gerir a sua empresa – quais os seus objectivos, quanto dinheiro será preciso para alcançar os seus objectivos e quais as actividades que vai realizar para alcançar os seus objectivos. Marketing, obviamente, é uma dessas actividades. Os planos de marketing podem existir sós, mas devem sempre apoiar e estar intimamente ligados aos objectivos de negócios da empresa.

Precisa de uma compreensão profunda dos pontos seguintes para desenvolver um plano de marketing:

  • Os seus produtos ou serviços, as suas características e benefícios
  • O problema, necessidade ou desejo que o seu produto ou serviço resolve ou reúne para o seu cliente
  • O seu mercado-alvo, suas características e hábitos de compra
  • Actuais e potenciais produtos ou serviços concorrentes

Idealmente, você vai desenvolver o seu primeiro plano de marketing como um componente do seu plano de negócios global, antes de iniciar o seu negócio. Se você já está no negócio sem um plano escrito, deve desenvolve-lo com as suas metas para os próximos 12 meses.

Deve actualizar o seu programa numa base regular. A estratégia de marketing do ano passado pode não funcionar, dadas as condições do mercado deste ano. Deve rever e actualizar o seu plano de marketing a cada trimestre, mas pelo menos anualmente.

Planeamento estratégico – a ligação com o marketing

As empresas que têm sucesso, fazem-no através da criação e manutenção de clientes. Fazem-no proporcionando um melhor valor para o cliente, que a concorrência. O principal problema com este processo é que o “ambiente” em que as empresas operam está em constante mudança. Assim, as empresas devem-se adaptar para reflectir as mudanças do ambiente e tomar decisões sobre como alterar o mix de marketing, para obter sucesso. Este processo de adaptação e de tomada de decisão é conhecido como planeamento de marketing.

Quais as principais questões que devem ser abordados no planeamento estratégico de marketing?

  • Onde estamos agora?
  • Como é que cá chegamos?
  • Para onde vamos?
  • Onde gostaríamos de estar?
  • Como é que lá chegamos?
  • Estamos no caminho certo?

O planeamento estratégico preocupa-se com a direcção geral da empresa, desta forma preocupando-se com o marketing. Mas também envolve a tomada de decisões sobre produção e operações, finanças, gestão de recursos humanos e questões de negócios.

O objectivo de um plano estratégico é o de definir a direcção em que a empresa deve seguir e, para que os produtos e serviços que oferece cumpram os objectivos de negócio, globais.

Às vezes isso é uma tarefa bastante simples. Por exemplo, em muitas pequenas empresas existe um único mercado geográfico e, um número limitado de produtos (talvez apenas um produto!).

No entanto, considere o desafio enfrentado pela gerência de marketing numa empresa multinacional, com centenas de unidades de negócios localizadas em todo mundo, produzindo uma vasta gama de produtos. Como podem os gestores manter o controlo das tomadas de decisão de marketing numa situação tão complexa? Isso exige planeamento de marketing bem organizado.


Deixe a sua resposta