Perguntas numa entrevista de emprego

As perguntas numa entrevista de emprego podem vir de ambas as partes, tanto do entrevistador como do candidato.

É sempre importante estar preparado para as perguntas com que com que nos podemos deparar numa entrevista de emprego, por isso, continue a ler o nosso artigo de hoje.

São apenas sugestões, mas que poderá utilizar numa entrevista de emprego.

Perguntas frequentes

  • Quando se vir confrontado com o motivo porque deixou o último emprego, lembre-se de manter uma atitude positiva, pois vai ser fundamental. Nunca se pode cair no erro de apontar defeitos ou problemas graves, e muito menos conflitos que possam ter existido, seja com colegas ou com superiores. Isso só levará quem o estiver a entrevistar a pensar se um dia mais tarde não vai dizer o mesmo caso saia da empresa. Uma boa saída e argumento é a inexistência de desafios.
  • Tentarem saber o que um candidato faz nos tempos livres tem o intuito de saber mais sobre essa pessoa, pois os hobbies dizem muito de cada pessoa, sobre o modo de estar na vida. Tanto a facilidade no relacionamento interpessoal como a capacidade de gerir o tempo podem ser identificados com esta pergunta.
  • Uma das perguntas numa entrevista de emprego que obriga a um assertivo “sim” é a de o candidato se considerar capaz de trabalhar sob pressão. Aqui, há a oportunidade para referir situações por que tenha já passado. Por outro lado, pode sempre afirmar que por mais que reaja bem à pressão, é da sua preferência poder planear cuidadosamente o seu trabalho.
  • Uma das perguntas numa entrevista de emprego que muitos candidatos gostariam de poder fugir é acerca do motivo porque serão mais indicados para o cargo em questão que outros. Há que se valorizar, mas sem deixar de ser humilde. Mencione o benefício a curto prazo que será a sua contratação e como é que as suas capacidades e perfil correspondem às necessidades da vaga a preencher.
  • Por outro lado, responder ao motivo pelo qual se pretende trabalhar na empresa em questão também é intimidador. É por este motivo que se torna crucial pesquisar acerca da empresa antes de ir à entrevista. A resposta a esta pergunta é das mais importantes de uma entrevista, pois vai demonstrar que fez os trabalhos de casa.
  • Outra área importante é a dos objetivos do candidato. Aproveite a oportunidade para referir como pode contribuir para a empresa, com a sua completa integração e realização profissional. Deixe para trás as previsões quanto a eventuais e possíveis promoções. Claro que não deve deixar de ser uma pessoa ambiciosa, mas há que ser realista e mencionar que gosta de ver o seu trabalho reconhecido. Esta é uma questão que também serve para medir as ambições e perspetivas do candidato, bem como vai permitir avaliar a sua perceção das suas próprias capacidades.
  • Por fim, não se pretende por de parte uma das mais básicas perguntas numa entrevista de emprego, que é a do salário pretendido. Aqui, a pessoa só terá que demonstrar que o que mais lhe importa é o projeto que tem pela frente e a oportunidade para demonstrar do que é capaz. Boa resposta para poder fugir a uma pergunta que quer evitar responder.

Deixe a sua resposta