Os prós e os contras do outsourcing

O outsourcing é uma excelente maneira para conseguir dividir todo o trabalho com os seus colegas e trabalhadores, com o objetivo de complementar a sua área de atuação ou simplesmente conseguir diminuir o tempo de entrega, o que os clientes certamente adoram.

Por um lado, existem diversas e importantes vantagens para fazê-lo, no entanto, também existem algumas desvantagens, e é realmente sobre isso que vamos hoje falar no nosso artigo.

Vantagens

  • O seu negócio vai crescer. Não haja qualquer dúvida que uma das principais vantagens de utilizar o outsourcing é a possibilidade de conseguir aumentar o seu negócio e garantir novas áreas de atuação. A expansão de um negócio normalmente é sinónimo de mais dinheiro e de aumento de rendimentos, o que certamente é uma vantagem para todas as empresas;
  • O rendimento vai crescer. Trabalhar sozinho num determinado projeto poderá ser sinónimo de uma grande quantidade de horas que devem ser naturalmente dedicadas às mais variadas tarefas que o projeto ou a empresa possui. O método do outsourcing tem como uma grande vantagem aumentar o rendimento da empresa ou do projeto em si, com várias pessoas a desempenhar várias tarefas;
  • A eficácia vai tornar-se maior. Tal como acontece a uma grande parte dos empresários, é realmente muito difícil ter tempo para fazer tudo o que é necessário no negócio. No entanto, através da divisão das tarefas durante o seu dia a dia, é bastante provável que consiga concentrar-se no que é realmente importante e ganhar mais dinheiro.
  • O número de clientes vai aumentar. Para além do tempo que vai ter disponível, também poderá aproveitar para conseguir encontrar as mais variadas e vantajosas soluções para obter mais clientes, orçamentos totalmente adequados e aumentar assim a sua ‘’lista’’ de clientes. Uma das dicas principais que lhe posso dar é que divida os seus clientes tendo em conta todas as caraterísticas dos projetos.

Desvantagens

  • A reputação. Tal como seria de esperar, se está dar o seu trabalho a outra pessoa, a sua reputação vai ficar claramente em risco, por essa mesma razão, só deve confiar nos melhores;
  • Cumprimento total de prazos. É certo que todos os clientes querem receber os seus serviços, produtos e tudo o que encomendaram ou compraram a tempo, por isso, deve ter toda a certeza que a pessoa com qual divide o seu trabalho vai fazer tudo certinho, pois é a única forma de não perder clientes, mas sim ganhá-los.
  • Encontrar as pessoas ideais. Não haja a mínima dúvida que esta técnica chamada outsourcing só vai funcionar com as pessoas certas, a equipa deve ser prática, eficiente e super rentável para que tudo corra perfeitamente bem.

Deixe a sua resposta