Os 30 Termos mais usados em Digital Marketing

O marketing digital nasceu da necessidade de se divulgar a nova economia digital. Como a era digital tem muito pouco tempo de vida, podemos dizer que nasceu com a Internet comercial, os termos utilizados no marketing digital ainda são uma novidade para o publico em geral, e até para alguns profissionais da área do marketing.

lista dos 30 termos mais usados no marketing digital

Banner Ad

Um anúncio que aparece numa página da Web, mais frequentemente no cabeçalho (topo) e inferior (rodapé) da página. Projectado para que o usuário faça clique sobre o anúncio para obter mais informações (veja Microsite)

Blacklisted

Um aviso na lista negra significa que a mensagem pode não ter sido entregue devido a ser marcada numa das listas importantes que mantêm abas de ‘spammers’ conhecidos. ISPs diferentes usam diferentes listas negras para impedir que correspondência seja entregue aos seus clientes. Pode ser uma proibição temporária ou permanente, dependendo da lista.

Blocked

Um aviso bloqueado significa que a mensagem não passou devido a ser considerada spam pelo ISP do assinante. Isto pode ser devido a estar numa lista negra ou porque a mensagem contém um domínio que já está bloqueado.

Blog

Abreviado de “web log”, um blog é um Web site gerado pelo usuário onde as entradas são feitas em estilo da revista e apresentadas por ordem cronológica inversa.

Campaign

A campanha é uma mensagem específica enviada para um grupo específico de destinatários.

CAN-SPAM Act of 2003

O CAN SPAM ACT é uma série de leis federais que têm que ser seguidas por todos os que fazem marketing por e-mail. Aqueles encontrados em violação das leis podem ser submetidos a graves sanções. Para obter mais informações, visite http://www.spamlaws.com/federal/index.shtml

Click Through

O número de vezes que as pessoas clicaram na hiperligação da sua mensagem. Isto é muitas vezes referido como CTR (Click Through Rate). Nota: Terá que ter activado ‘click through tracking’ na campanha de marketing de modo as que os cliques sejam gravados.

Digital Brand Engagement

Interacção da marca e do consumidor através da Internet. Isso inclui todos os aspectos do diálogo através da Web social e no próprio site da marca.

DMA Market

DMA representa Designated Market Area, que é frequentemente associada á indústria do entretenimento. DMA’s são geralmente países ou regiões que contêm uma grande população ‘alvo’, como Nova York, Los Angeles ou Chicago.

E-mail Service Provider (ESP)

Empresas especialistas em email marketing como Aweber que enviam e-mails em massa em nome dos seus clientes para evitar que as suas mensagens sejam marcadas como spam ou totalmente bloqueadas.

False Positives

Mensagens legítimas que são rotuladas como “spam” pode custar às empresas, milhões em receitas perdidas se não forem tratadas correctamente, daqui a grande importância de se utilizar uma empresa especialista em envio de email marketing.

GPRL

O Global Permanent Removal List – Lista composta de registos que são automaticamente removidos de uma base de dados específica. Quase todos os provedores de serviço de correio electrónico (ESP) mantêm estas listas, em favor dos seus clientes.

Instant Messaging

As mensagens instantâneas (muitas vezes abreviadas para IM) são um tipo de serviço de comunicações que permite criar uma espécie de sala de chat privada com um outro indivíduo, a fim de comunicar em tempo real através da Internet.

Keywords

Utilizado em conjunto com mensagens SMS. Um usuário digita um pequeno código ou uma palavra-chave correspondente, a fim de ser adicionado a um clube móvel ou a uma base de dados.

Microsite

Um mini Web site desenhado para promover uma porção específica ou marca de um site corporativo maior. Usado frequentemente como página de aterragem (landing page) ou como uma página de destino de uma promoção específica.

Open Rate

Esta é uma proporção determinada pelo número de pessoas que abriram o seu e-mail, com o número total de pessoas a quem enviou esse e-mail. Normalmente, este número será reduzido para grandes campanhas e mais elevado para campanhas mais segmentadas.

Opt-In-list

Quem faz marketing por E-mail normalmente tem bases de dados dos assinantes dos seus boletins, com os endereços de e-mail e nomes dos subscritores. Essa lista é conhecida como uma lista opt-in (e, portanto, não obedece ás leis do spam); pois os usuários optaram por receber os e-mails. Isto não tem nada a ver com o e-mail spam, (e-mail que não é solicitado).

Personalization

Personalização permite criar uma mensagem personalizada para cada pessoa da sua base de dados. Podem ser abordadas pelo primeiro / último nome, cidade, estado, CEP, etc.

RSS

RSS, ou Real Simple Syndication é uma tecnologia projectada para permitir que os utilizadores subscrevam um conteúdo específico e que sejam alertados automaticamente quando novas actualizações estiverem disponíveis.

RSS Reader

Aplicação utilizada para monitorizar e acompanhar conteúdos rss seleccionados.

Short Code

Um código curto, é um número de 5 dígitos que é usado para enviar e responder a mensagens de texto. Podem ser um conjunto aleatório de números ou números vinculados a uma determinada marca ou que obedeçam a um certo padrão.

SMS

SMS (Short Message Service) é uma mensagem em forma de texto enviada através de um telefone celular. Geralmente, é recebida na caixa de entrada do assinante ou no seu telefone celular, pode ter um máximo de 160 caracteres por mensagem.

Social Bookmarking

Social Bookmarking é uma maneira popular de armazenar, classificar, partilhar e pesquisar hiperligações que estão juntas num único site para acesso fácil.

Spam

Uma mensagem de e-mail que não é desejada pelo destinatário. E-mails legítimos podem por vezes ser identificados incorrectamente como spam, isto é um problema crescente.

Streaming Technologies

Canal de comunicação, como vídeo e áudio de que se tem acesso online. Pode ser um clipe pré-armazenado para acesso, bem como uma ‘peça’ ao vivo que é transmitida como uma difusão online.

Subscriber

Uma pessoa que se inscreve para receber mensagens de uma determinada empresa ou entidade.

Targeting

Targerting permite que envie uma mensagem para certas pessoas com base em critérios específicos da sua base de dados, de assinantes.

Voice Broadcast

Enviar uma mensagem de voz pré-gravada para muitos números de telefone em simultâneo. Pode ser uma chamada de voz (ou seja, o destinatário tem de atender a chamada para ouvir a mensagem) ou correio de voz (o que significa que a mensagem vai ser ouvida apenas se o destinatário não responder.)

Widget

Um pequeno aparelho ou bloco de software que faz um gráfico altamente focalizado, de uma única tarefa específica. Web Widgets, podem ser incorporados em páginas Web ou executados no desktop de um computador (Windows ou Mac), usando softwares como o da Apple Dashboard ou o Yahoo! Widgets Engine.


Deixe a sua resposta