Optimizar Marketing MIX para um melhor retorno financeiro

Benefícios de Optimizar o marketing mix para um melhor retorno financeiro

Menor risco através da precisão de previsões melhoradas.

  • Analise os seus dados com mais frequência para obter previsões mais precisas. Melhores previsões permitem antecipar a mudança de padrões de compra do consumidor e responder rapidamente às mudanças do mercado.
  • Aumentar o lucro através do uso de recursos mais eficientes de marketing.
  • Calcular facilmente os efeitos das tácticas específicas de marketing nas unidades de negócios, canais, regiões geográficas ou linhas de produto. Melhorar a vantagem competitiva através de uma maior flexibilidade.
  • Consolidar os resultados de várias fontes de modelos de marketing mix, independentemente de quem as elaborou.

Como seleccionar o melhor marketing mix, os prós, os contras, e dicas para divulgar a sua empresa

Como escolher o melhor Marketing Mix

A sua campanha de marketing é o conjunto de actividades que você usa para divulgar a sua empresa – conseguir que as pessoas certas saibam quem você é, o que você faz, e aonde o podem encontrar. (Depois disto, a sua campanha de vendas toma forma e converte os potenciais em clientes.)

Pode tentar improvisar, mas, passando pelo mesmo processo de planeamento que as grandes sociedades utilizam antes de lançar a sua campanha de marketing, vai render-lhe mais – talvez reduzindo os seus custos, e quase seguramente na obtenção de melhores resultados com o mesmo investimento, de tempo e de dinheiro.

O que são campanhas de marketing, e como podem funcionar para si.

QUEM É O SEU CLIENTE?

Você não pode atingir um alvo, se não souber o que quer atingir, ou onde esse alvo se encontra. Portanto, antes de definir a sua campanha de marketing, faça os trabalhos de casa:

  • Identifique claramente os seus produtos e serviços.
  • Defina os seus objectivos de negócio e, estabeleça preços ou taxas. Qual é o volume de negócios que espera alcançar? Quais são os produtos e serviços que quer vender?
  • Identifique a sua base de perspectiva pela localização geográfica, rendimento, idade, tipo de organização ou indivíduo, e linha de negócio (por exemplo, as organizações sem fins lucrativos, com facturação anual de €100.000 a € 750.000).
  • Entenda a sua base de perspectiva. Que revistas lêem? Em que eventos participam? Onde obtêm informações?

Também é importante descobrir se as pessoas já estão familiarizados com o que você faz e se a necessidade do seu produto ou serviço já foi estabelecida – ou se tem que fazer o trabalho de educar e motivar, bem como o de auto-promoção.
Por exemplo, se estiver num negócio estabelecido, como aulas de dança ou de música, você quer certificar-se que as pessoas o conhecem e que o podem encontrar.

Para novos produtos ou serviços – menos conhecidos – tem que construir ‘a consciência’ do mercado para determinar o serviço que é, e, o porquê da sua utilidade. Sendo você o educador tem as suas vantagens. Mesmo tendo que se esforçar mais, você pode contar a história de maneira mais favorável à sua abordagem, visto que um novo tipo de negócio é mais notável do que os que já estão estabelecidos.

Em que direcção fazer o marketing?

O objectivo do marketing é fazer com que a sua mensagem chegue directamente a potenciais clientes e a distribuidores de informação. Isto abrange os meios de comunicação (jornais, rádio, televisão, e assim por diante) e outros que passam a mensagem aos seus potenciais clientes (consultores, analistas e os seus clientes existentes).

Você apresenta a sua mensagem aos distribuidores de informação e potenciais clientes através de vários veículos de marketing. Os veículos que você escolher, e o quanto os quer usar, vão definir a sua campanha de marketing. Cada veículo tem prós e contras, que muitas vezes dependem dos seus objectivos particulares. Embora grande parte disto, provavelmente não seja novidade para si, vai querer explorar todas estas áreas para obter o melhor marketing mix.

Publicidade

Pagar a alguém para repassar a sua mensagem a um público específico. Exemplos: anúncios de jornal e revista (imprensa) e os anúncios de rádio (voz); também exibir publicidade, como outdoors, páginas amarelas e patrocínio de equipas desportivas.

Prós: pode atingir muitas pessoas – ideal para gerar clientes em grandes números e criar ou manter a visibilidade.

Contras: pode ser muito caro e exige que se comprometa a longo prazo para obter melhores resultados.

Dicas: Veja o que fazem os seus parceiros de negócio. Negocie para obter bons negócios. Concentre-se em maior cobertura em menos pontos de venda. Procure maneiras simples de verificar o sucesso de anúncios específicos e saídas de – cupões, descontos e promoções.

Relações públicas

Conseguir alguém que transmita a sua mensagem, sem lhe pagar. Exemplos: escrever artigos em colunas de recurso para o comércio e nos jornais locais, emissão de comunicados de imprensa e ser citado ou entrevistado.

Prós: Pode ser muito barato, pode até gerar dinheiro. Pode ser feito como acções individuais. Tem um valor recuperável – os artigos podem ser usados como reimpressões, folhetos e boletins informativos.

Contras: Valor imprevisível. Pode exigir tempo e dedicação. Nenhuma garantia de que o que você fizer, será utilizado pelas publicações.

Dicas: Conheça os jornalistas que escrevem sobre a sua área; sugira tópicos úteis ou controversos. Comece a sua campanha de relações públicas com cartas ou telefonemas ao editor, talvez resultando em citações e entrevistas breves.

Marketing directo

Abordar possíveis clientes pessoalmente. Exemplos: telefonemas, correio direccionado, e marketing porta-a-porta.

Prós: Pode atingir potenciais clientes de uma forma mais focada. Muitas vezes, gera melhores ligações em relação ao custo e esforço.

Listamos algumas dicas, prós e contras para optimizar o marketing mix
da sua empresa


Sem comentários

Deixe a sua resposta