Principais objetivos de uma avaliação de desempenho

Generalizou-se a ideia errada de que as avaliações de desempenho de colaboradores são uma forma de castigo ou um poderoso instrumento de controlo. Nada poderia estar mais longe da realidade. O objectivo real é obter um resultado final com efeitos positivos na motivação dos próprios trabalhadores. A avaliação de desempenho é por isso uma das ferramentas mais importantes da gestão de recursos humanos, pois através dela os trabalhadores têm um feedback concreto do seu desempenho e da melhor forma de melhorar nas áreas mais deficitárias.

Em seguida mostramos-lhe alguns dos principais objetivos de uma avaliação de desempenho.

Motivação dos trabalhadores

Gestores podem fazer uso da avaliação de desempenho como uma ferramenta de motivação. Através da avaliação de desempenho de um colaborador da empresa é possível avaliar a sua produtividade e eficiência. Este fato motiva os trabalhadores a darem o seu melhor para desempenharem as suas funções de forma a atingir o máximo de produtividade e conseguirem alcançar os seus objetivos. Trata-se de uma importante ferramenta para melhorar o desempenho futuro. Uma prática regular desta ferramenta, levada a cabo pela empresa, faz com que os colaboradores sintam que a administração está interessada no seu desenvolvimento dentro desta.

Melhorar a produtividade

A avaliação de desempenho deve também ser encarada como uma forma de crítica construtiva, em que o trabalhador tem a oportunidade de reconhecer as áreas em que o seu desempenho pode ser mais fraco, de forma a de futuro mudar a sua estratégia de trabalho, orientando-a para uma maior produtividade. Ou seja, a avaliação pode fornecer ao trabalhador informações sobre as áreas que precisam ser melhoradas. Por seu lado, a gestão da empresa pode fornecer ao trabalhador sugestões para fazer melhorias no seu desempenho, tais como uma formação complementar, dicas de organização e métodos que podem ajudar o trabalhador a ter um melhor desempenho no exercício das suas funções laborais.

Estabelecer metas

Um dos principais objetivos das avaliações de desempenho é definir metas para que o trabalhador melhore naquilo que faz e progrida dentro da empresa. Gerentes e supervisores podem trabalhar com os diversos colaboradores para discutir metas de carreira e as melhores formas de alcançar essas mesmas metas. Estabelecer metas proporciona ao trabalhador um plano claro para o desenvolvimento da carreira e serve ainda como exemplo para avaliações de desempenho no futuro. Em cada avaliação do desempenho os gestores e os trabalhadores reúnem-se para avaliar se as metas pré-definidas foram ou não atingidas.

Aconselhamento

Uma avaliação de desempenho é também uma boa oportunidade para um trabalhador e supervisor poderem discutir as aspirações do trabalhador em relação à sua carreira e, por outro lado, esclarecer o que a empresa espera desse mesmo trabalhador. Supervisores e gerentes podem assim proporcionar ao trabalhador fórmulas e métodos eficazes para alcançar uma posição superior dentro da empresa. As avaliações de desempenho permitem ainda que gestores forneçam a sua opinião sobre os pontos fortes do  trabalhador, assim como sobre os seus pontos fracos, de forma a que este possa identificar a área em que é mais produtivo e orientar  a sua carreira nessa direção.


4 comentários

Deixe a sua resposta