O que significa independência financeira ou capacitação financeira?

O termo “capacitação financeira”, também conhecido como “independência financeira”, tem muitos aspectos.

De modo geral, ser auto-suficiente financeiramente significa que você deixa de ter de trabalhar ativamente, para pagar as suas necessidades básicas. Uma pessoa que é financeiramente independente é também economicamente dinâmica porque é capaz de usar o dinheiro para atrair mais dinheiro.

Isto é a vertente individual da capacitação financeira. Contudo, também existe o aspecto social. Os analistas falam também sobre a capacitação financeira num grupo de pessoas, tais como os jovens, os reformados e/ou os doentes.

Em cada contexto, isso significa autoconfiança. Estas secções das sociedades em particular são normalmente dependentes de outras classes activas e que estão a ganhar dinheiro para as suas necessidades monetárias.

Quando os economistas falam sobre a capacitação financeira desses grupos, o que eles querem dizer é que esses grupos de pessoas deveriam ser auto-suficientes e não depender de outros.

Contudo, nestes artigos, nós vamo-nos focar apenas na capacitação financeira individual. Vamos falar sobre como um individuo – quer dizer você – se pode tornar auto-confiante com o dinheiro.

Isto é um sentimento espectacular, não ter que se sentir dependente de seja de quem no que diz respeito às suas necessidades financeiras e nem todos podem fazer isso.

Mas se der os passos certos, é muito provável que consiga alcançar a independência.

As soluções mencionadas nestes artigos vão ser simples, mas é na sua implementação que o verdadeiro valor reside. Isso é o que você precisa de saber. As técnicas de independência financeira não possuem qualquer valor até que sejam implementadas correctamente.

A partir daqui, vamos começar a nossa jornada para a capacitação financeira. Compreenda os conceitos e implemente-os e você verá como eles começam a funcionar consigo.


Deixe a sua resposta