O que é um Sistema de gerenciamento Integrado?

Um sistema de gerenciamento integrado é um sistema de gerenciamento que integra todos os sistemas e processos de uma organização numa unidade completa, permitindo que uma organização funcione como uma única unidade com objectivos unificados.
Com um sistema integrado, a sua organização torna-se um ‘todo unificado’, com cada função alinhada sob um único objectivo: melhorar o desempenho de toda a organização. Um sistema de gerenciamento integrado oferece uma imagem clara e holística de todos os aspectos da sua organização, como estes se afectam entre si, e os seus riscos associados. Existe menos duplicação, e torna-se mais fácil adoptar novos sistemas no futuro.

Um sistema de gerenciamento integrado permite que uma equipa de gestão possa criar uma estrutura que possa contribuir para a eficácia e eficiência dos objectivos a alcançar dentro da organização. Desde, gerenciar as necessidades dos trabalhadores, a monitorizar as actividades dos concorrentes, incentivar as melhores práticas para minimizar os riscos e maximizar os recursos, uma abordagem integrada pode ajudar a organização a alcançar os seus objectivos.
Portanto, pessoas, equipamentos e cultura são parte do sistema, assim como as políticas e práticas documentadas.

Em muitos casos, como para as pequenas empresas, as normas ISO para o gerenciamento integrado, não se encaixam e para estas devem-se usar sistemas de gerenciamento simplificados. As organizações muito grandes, tais como cidades, têm os seus próprios sistemas simplificados de auditoria ambiental.

Com excepção dos aspectos principais das empresas, muitos outros aspectos podem ser importantes para a estratégia da empresa, por exemplo qualidade, efeitos sobre o ambiente externo, a saúde dos trabalhadores, a segurança para funcionários e terceiros, a segurança, equidade, responsabilidade social, género, etc.

Na verdade, qualquer coisa que tenha um efeito nos resultados do negócio deve ser parte do sistema de gerenciamento. Portanto, um sistema de gerenciamento integrado deverá integrar todos os sistemas actualmente formalizados, com foco na saúde, qualidade e segurança, meio ambiente, pessoal, finanças, segurança etc.

Isto significa que todos os processos e documentos que os descrevem devem ser integrados. Para algo ser integrado, não basta estar ao lado de outros componentes – tem que se enquadrar, de modo a formar um todo. Portanto, colocar o sistema financeiro, o sistema de qualidade e o sistema ambiental e de segurança num único livro de políticas e procedimentos não é suficiente e, não constitui um sistema de gerenciamento integrado. A criação de um padrão nacional para os sistemas de gerenciamento, também não é integração. Comprar um pacote de software que controla a qualidade, segurança e documentação ambiental também não é integração, nem é o facto de conseguir colocar o gestor de qualidade, gerente de segurança e gerente do meio ambiente no mesmo departamento.

O sistema de gerenciamento integrado é um conceito de gestão funcional que está disperso em toda a organização para que os gestores possam gerenciar uma variedade de funções em conjunto.
Por exemplo, um gerente de produção que gere o planeamento, fabricação, segurança, pessoal, qualidade, ambiente, finanças etc., como um único ‘pacote’.


Deixe a sua resposta