O que é Marketing de Afiliados?

O marketing de afiliados é um negócio que representa uma grande fatia do mercado da Internet. É um esforço cooperativo entre comerciantes e sites de um afiliado. Ao longo de vários anos o marketing de afiliados tem provado ser sustentável e é um método que é capaz de trazer resultados a longo termo. Todos os dias novas pessoas querem entrar no mundo do marketing de afiliados e obter alguns lucros através deste negócio. No entanto, muitos dos novos afiliados não entendem muito bem este mercado e acabam por cometer erros que lhes saem caro.

Um dos mal-entendidos mais comuns associados com o marketing de afiliados é o “vender”, apesar de que vender é uma actividade importante nesta industria e a função principal de um negócio em operação. Outro é que o marketing de afiliados normalmente é confundido com “publicidade”. Apesar de ser importante promover um produto, o facto é que tanto a publicidade como a venda são apenas duas funções das várias que compõem o marketing.

No marketing de afiliados, o afiliado é remunerado por cada visitante, subscrição e/ou cliente que conseguir. Normalmente, existe uma percentagem pré-definida para cada tipo de objectivo. Na perspectiva do comerciante, o marketing de afiliados é atractivo, pois é necessário que que existam resultados para que os afiliados recebam uma comissão.

O marketing de afiliados geralmente é gerido por redes de afiliados, que são compostas por dois corpos funcionais diferentes. O grupo dos afiliados e o grupo dos comerciantes. A rede funciona como um terceiro elemento, que liga estes dois grupos. A rede fornece a tecnologia para entregar as campanhas e ofertas dos comerciantes, assim como receber as comissões e distribuir as respectivas pelos afiliados do programa.

Os comerciantes são os donos dos sites que vendem os produtos. Estes também operam, efectuam a manutenção e determinam a percentagem de comissão dos programas de afiliados. Um comerciante, para maximizar o potencial de lucro, deve visitar o site do afiliado interessado em se inscrever no seu programa, para ver se o site do afiliado é relevante e relacionado com os produtos que está a tentar comercializar. Se o site do afiliado não tiver nada em comum com o que está a comercializar, é provável que o público alvo desse mesmo site também não esteja interessado nos produtos.

O afiliado é o dono de um ou mais sites que promovem produtos de um programa de afiliados. O marketing de afiliados pode gerar o mesmo rendimento que um trabalho a tempo inteiro, apesar de não ser uma tarefa assim tão simples de conseguir. O afiliado, antes de se inscrever num programa, deve conhecer bem a percentagem da comissão, o método de pagamento e a altura do pagamento.

O marketing de afiliados é benéfico tanto para o comerciante como para o afiliado. Se estes trabalharem em conjunto conseguirão criar uma oportunidade de lucro bastante vantajosa. É um negócio muito fácil de iniciar, sem custos para aderir e conseguirá tê-lo em pleno funcionamento dentro de poucos dias. No entanto, tem de ponderar como é que vai conseguir gerar tráfego para o seu site e como é que vai promover os produtos de forma a destacar-se da concorrência.


Deixe a sua resposta