O que é e quais os objetivos de um sistema de informação

O que é e quais os objetivos de um sistema de informação

Hoje em dia a informação é uma arma vital na administração de uma empresa, pelo que um bom sistema de informação é fundamental para o seu desenvolvimento e tomada de decisões. Com o volume de informação a ser cada vez maior e mais exigente, torna-se fundamental organizar um sistema de informação empresarial que se transforme numa ferramenta de trabalho que realmente atenda as necessidades dos gestores, com agilidade e confiabilidade.

O que é um sistema de informação

Um sistema de informação é um conjunto, composto por várias componentes automatizadas ou manuais, que pode envolver computadores, pessoas, processos, etc, e que permite organizar, produzir, recolher, armazenar e distribuir dados  para quem usa o sistema envolvido. Esses dados são fundamentais principalmente para quem gere uma empresa, pois neles está contida toda a informação que é essencial para a grande maioria das tomadas de decisão por parte dos decisores.

Entre as vantagens de um sistema de informação bem estruturado estão o rápido acesso a informações, a integridade e veracidade da informação, assim como a garantia de segurança de acesso a informação. Para uma empresa crescer é fundamental que tenha acesso à informação de boa qualidade antes de tomadas as decisões importantes para o seu desenvolvimento. O sistema de informação empresarial deve ter ainda em conta  a forma como é criada e recolhida a informação, como se efetua a transmissão da informação recolhida, a interpretação que é feita dessa informação e o seu arquivamento para futuro uso.


Elementos fundamentais de um sistema de informação empresarial

Para que o sistema de informação de uma empresa seja eficiente deverá sempre englobar vários elementos. Um desses elementos é o hardware, ou seja, todos os equipamentos informáticos da empresa, como por exemplo os computadores, que vão possibilitar a recolha, tratamento e armazenamento da informação disponível. Também os programas informáticos que permitem armazenar e analisar os dados recolhidos, transformando-os posteriormente em informação que possa ser utilizada pela empresa são fundamentais para criar um sistema de informação empresarial fiável.

A organização também tem um papel importante, devendo ser considerada como uma componente do sistema de informação. Representa a maneira como são organizados os processos e as pessoas para a recolha, o tratamento e a armazenagem da informação. Está directamente ligada ao output, a informação, arrumada de forma lógica e útil para a empresa, que é facilmente acedida pelas pessoas, sendo também elas elementos fundamentais para o correto funcionamento do sistema de informação. Sem os colaboradores da empresa certamente não seria possível recolher, tratar, armazenar e utilizar a informação disponível.

Principais objetivos de um sistema de informação empresarial

A importância dos sistemas de informação nunca deverá ser desvalorizado. É fundamental para ajudar qualquer empresa a atingir os objetivos a que se propôs inicialmente. O sistema de informação empresarial para além de recolher  e tratar os dados que servem de suporte a qualquer decisão da empresa, também permite que esta tenha regularmente informação a todos os níveis da gestão, o que pode acrescentar-lhe valor.

O objetivo do sistema de informação deve ser sempre o de  fornecer dados organizados, para ajudar quem toma as decisões na empresa, sejam eles de topo, intermédios ou ao nível operacional, de forma rápida e com um mínimo de risco possível. Podem-se, em seguida, definir objectivos específicos para os vários departamentos e níveis hierárquicos da empresa. No entanto, tenha sempre em consideração que os objectivos específicos de cada departamento não podem ser divergentes dos objectivos globais da empresa. Devem sim reforçá-los.

Um sistema de informação empresarial, quando bem concebido e utilizado, pode ajudar a empresa a reduzir os custos, a aumentar a oferta,  a melhorar a satisfação dos seus clientes e a qualidade dos seus serviços. Um bom sistema de informação pode inclusive ter um papel determinante na expansão da empresa, uma vez que é uma excelente forma de detetar nichos de mercado.



Inserido nas categorias Estratégia Empresarial, Sistemas Informáticos

Etiquetas: , ,

One Response to “O que é e quais os objetivos de um sistema de informação”

  1. Laurieth Botelho diz:

    vai me ajudar muito

Deixe o seu Comentário