O que deve fazer o Software de Gestão Comercial

O que é Gestão Comercial?

A identificação e desenvolvimento de oportunidades de negócio e a gestão de projectos e contratos rentáveis, desde a concepção à conclusão.

O papel de um Gerente Comercial é muito variado. Aqueles que trabalham nos departamentos comerciais das grandes corporações multinacionais podem assumir a responsabilidade individual de vendas, marketing, contratação, negociação, direito, finanças ou administração de imóveis, etc.
Em algumas empresas de menor dimensão os gestores comerciais lidam com todos estes aspectos, em vez de supervisionar um departamento com equipas especializadas em cada campo.

Gestão comercial é uma actividade composta que consiste em planear, organizar, liderar, coordenar e controlar o trabalho de outras pessoas para alcançar os objectivos de negócio específicos. Antigamente a hierarquia era a base da gestão comercial. Os superiores davam ordens; os subordinados executavam-nas.
Hoje em dia, a hierarquia vertical dá lugar á colaboração horizontal e ao trabalho em equipa. Há uma tendência para distribuir as funções de gerência entre os membros da equipe. A gestão comercial tornou-se mais democrática, mais flexível e colaborativa. Mesmo assim, os gerentes de negócios ainda têm que coordenar e monitorar o fluxo de trabalho.
O novo modelo de gestão comercial lança novos desafios. Como gerir empregados que trabalham de forma independente? Como coordenar as tarefas dos funcionários que trabalham em locais diferentes? Como garantir que cada funcionário faça aquilo que lhe é exigido?

Software de Gestão Comercial

As ferramentas de software podem em muito optimizar os processos do negócio. Que tipo de software é que o pode ajudar a gerir o seu negócio?

Vamos considerar os requisitos para o software de gestão comercial.

  • O software de gestão comercial deve ser multi-usuário, a fim de corresponder com o modelo colaborativo de gestão de negócios. Devem ser fornecidas diferentes tipos de permissões aos usuários.
  • Deve apoiar a delegação e monitorização de tarefas. A funcionalidade avançada de gerência de tarefas permite atribuir e redistribuir tarefas, alterar os seus estatutos e acompanhar o seu desempenho.
  • O agendamento é uma parte importante do processo da gestão comercial. O software de Gestão Comercial deve apoiar as agendas de grupo assim como listas de tarefas pessoais.
  • O software de gestão comercial deve fornecer capacidades de comunicação tais como mensagens instantâneas e a facilidade de compartilhar arquivos.
  • É necessário que inclua um sistema de notificação com várias opções de alertas e lembretes.
  • O software de gestão comercial deverá permitir um controlo eficaz do fluxo de trabalho.

Deixe a sua resposta