Marketing ou Publicidade, qual a diferença?

Muitas vezes quando inicia um negócio, uma das primeiras dificuldades é descobrir a diferença entre Marketing e Publicidade. Aliás, a resposta a esta pergunta depende de cada pessoa já que ambos os termos, Marketing e Publicidade, trabalham na mesma plataforma e no mesmo objectivo podendo ser confundidos muito facilmente.

Vamos então tentar analisar com mais detalhes ambos os termos e ver se conseguimos destingir a sua utilidade. A famosa biblioteca digital, a Wikipédia, define a Publicidade como sendo uma forma de comunicação com o intuito de convencer os utilizadores, visitares, leitores e ouvintes a tomar uma acção. Normalmente na Publicidade é inserido o nome do produto ou do serviço e de como o produto ou serviço poderá beneficiar o cliente de forma a tentar fazer com que o potencial cliente compre ou adquira algo de uma marca especifica.

A Publicidade é praticamente uma companheira do nosso dia-a-dia, sendo que a conhecemos de varias formas, seja em Televisão, Rádio, Impressão, Gráficos, Boca a Boca, etc. um número ilimitado de formas de fazer publicidade estão ao dispor das empresas de forma a chegar mais perto dos potenciais clientes.

Em relação ao Marketing, a Wikipédia diz que: O Marketing é usado para criar um cliente, manter o cliente satisfeito e manter o cliente. Pode também usar o Marketing em campanhas usando a Televisão, Rádio, Impressão, Gráficos, Boca a Boca, etc., mas então, Marketing ou Publicidade, qual a diferença?

Para nós a principal diferença é o chamado ROI (Return on Investiment) que quer dizer o retorno de um investimento. Qualquer pessoa pode fazer publicidade mas poucos conseguem fazer Marketing com eficácia.

Dicas de Marketing para o Sucesso

  • Aprende com as outras pessoas; a vida é demasiado curta para podermos absorver todo o conhecimento sobre algo. Conheça pessoas de sucesso na área e aprenda com ela e tente fazer algo idêntico ao que elas fazem;
  • Leia e escreva sobre Marketing. A leitura e a escrita faz com que interiorize e adquira melhor a informação sobre o tema desejado;
  • Teste, teste outra vez e teste novamente. Faça duas ou três testes e analise os resultados para conseguir filtrar as boas campanhas e as má campanhas.
  • Mantenha registo das campanhas mais populares e as que tiveram mais rendimento, para poder analisar mais tarde os resultados e a diferença que teve das campanhas que não tiveram sucesso.
  • Tenha paciência e não queira tudo de um momento para o outro. O marketing faz-se com testes e tentativas, não com uma varinha mágica. Pequenas alterações levadas a testes podem retornar muito mais dinheiro do que estava a espera.
  • Não tenha medo de pagar para obter ajuda. Escolha bem o que precisa e se for necessário pague para obter informação sobre Marketing. Faça os “trabalhos de casa” antes de adquirir alguma coisa, de forma a saber o que espera e não sair prejudicado com a compra ou obtenção de informação.

Chegamos a conclusão que a principal diferença entre Marketing e Publicidade é que na Publicidade, basta ter dinheiro e algo para vender que qualquer plataforma, empresa ou site poderá fazer o que deseja mas no Marketing é diferente, têm de ter cuidados, pensar como aliciar o cliente e para além de o manter satisfeito têm também de manter um bom serviço já que cliente que cumpra uma vez provavelmente comprará outra se for bem tratado e a venda bem conseguida.


Deixe a sua resposta