Manter a eficiência e motivação a trabalhar em casa

Alguns empreendedores e profissionais autónomos optam por trabalhar em casa pelos mais variados motivos. Alguns alegam ser mais económico, outros há que consideram que trabalhar em casa lhes oferece maior comodidade que o trabalho num escritório da empresa, enquanto outros preferem passar o seu dia próximos da família.

Sejam qual forem as razões, a verdade é que trabalhar em casa pode ser muito agradável e até uma vantagem, mas também tem os seus inconvenientes. Para que a produtividade não seja prejudicada pelo ambiente aconchegante da própria casa é importante tomar alguns cuidados e seguir algumas dicas dos especialistas.

Um dos factores mais importantes para manter a eficácia e motivação quando se trabalha é criar um ambiente favorável e que convide à produtividade.

De seguida vamos mostrar-lhe como criar esse ambiente:

  • Em primeiro lugar tenha o cuidado de adquirir tudo o que precisa, em termos de material de escritório, para desempenhar as suas funções. A secretária ou área de trabalho deve ser a mais correcta, assim como a própria cadeira, de forma a não prejudicar a sua postura e consequentemente a sua saúde. Lembre-se que com dores será menos produtivo, por isso não vale a pena arriscar. A iluminação é também um pormenor a ter em consideração, pois também deve ser a mais adequada para não cansar os olhos ou provocar problemas futuros na vista. O ambiente pode influenciar muito o rendimento, por isso evite luz demasiado forte ou escuridão em demasia.
  • Avise os seus familiares, amigos e vizinhos do seu horário de trabalho. Desta forma não será incomodado e irá conseguir manter um ambiente de trabalho mais sereno. Ter uma divisão da casa especificamente criada apenas para trabalhar também irá possibilitar-lhe maior produtividade.
  • Tenha uma linha de telefone dedicada ao seu negócio. Lembre-se que durante o seu horário de trabalho deve comportar-se como se estivesse num escritório normal e que as chamadas pessoais devem ser evitadas como aconteceria se estivesse na empresa. Outro tipo de distracções como televisão, música, familiares, entre outros, também devem ser evitadas a todo o custo. A disciplina é o que fará a diferença entre ter eficácia e motivação suficiente para trabalhar em casa.
  • Se é o tipo de pessoa para quem o convívio com os colegas de trabalho é fundamental para conseguir trabalhar, então trabalhar em casa pode não ser a melhor opção para si. Prepare-se para um trabalho mais solitário e silencioso que o de um escritório normal, o que dependendo da sua personalidade pode afectar, e muito, o seu rendimento laboral.
  • Seja disciplinado. Você deve ser muito organizado. Afinal, não haverá supervisão de ninguém. Organize bem os seus documentos, arranje pastas e gavetas que possam ajudar nisso. E muito importante: esforce-se para cumprir os seus horários.
  • Quem trabalha em casa por vezes tem tendência  para se esquecer que as pausas são fundamentais para manter a criatividade e a mente alerta. Não exagere na sua disciplina e tenha o cuidado de fazer algumas pausas para descanso como aconteceria na empresa. Lembre-se de planear o seu horário de trabalho com antecedência e resista à tentação de trabalhar fora deste horário pré-estabelecido.

1 comentário

Deixe a sua resposta