Maneiras criativas e de baixo custo para promover o seu negócio

Enquanto as campanhas publicitárias enfocam no destaque de produtos específicos, serviços e promoções, as campanhas promocionais enfocam mais sobre a construção da imparcialidade da marca. As promoções expoem o seu negócio ao público e ajudam a atrair novos clientes e a aumentar as vendas. As promoções dizem ao público que a sua empresa existe, e normalmente fazem-no de uma forma criativa e com baixo custo.

Algumas ideias para campanhas promocionais incluem

  • Torne-se um patrocinador. Todos verão o logótipo da sua empresa.
  • Oferta de sorteios e amostras grátis. Doar o seu produto ou serviço num sorteio pode beneficiar uma causa digna e promover o nome da empresa; distribuir amostras grátis para atingir o seu público-alvo também é boa ideia.
    Amostras – Se tem um produto ou está a promover algo tangível, como um livro, DVD ou CD, esteja preparado para oferecer amostras!
  • Espalhe a palavra. Imprimir folhetos e trocá-los com outras empresas, publicá-los na biblioteca local e em murais públicos, ou entregá-los em mão no centro da cidade (talvez em traje de atrair a atenção).
  • Faça do seu veículo um cartaz ‘andante’. Pinte o nome da sua empresa no seu veículo ou cole um sinal na janela. Há também empresas que se especializam em sinais magnéticos, removíveis, para veículos.
  • Enviar comunicados de imprensa. Se patrocinar um evento local ou fizer uma aparição pública, emita um comunicado de imprensa sobre o assunto, com antecedência e incentive os jornalistas a assistir.
  • Utilize blogs e boletins informativos (Newsletters). Manter um blog de negócios e o envio de boletins electrónicos, são duas maneiras baratas de promover o seu negócio, online.
  • Suporte uma instituição de caridade ou uma causa. Faça uma doação em nome da sua empresa a uma causa digna. Muitas pessoas gostam de apoiar as empresas que são caridosas e preocupadas com o bem-estar da comunidade.
  • Cubra todas as bases. Promova o seu negócio através de uma variedade de materiais impressos, incluindo cartões-de-visita, canetas e artigos de papelaria, certifique-se de listar o seu negócio em todas as listas telefónicas gratuitas, apropriadas.

Antes de embarcar numa campanha promocional, deve manter em mente algumas coisas importantes

  • Manter o orçamento. Crie um orçamento no início, identifique os custos e monitorize cuidadosamente todas as despesas.
  • Mantenha ‘um olho na concorrência’. Conhecer o tipo de promoções dos seus concorrentes, pode dar-lhe melhores ideias.
  • Compreenda o objectivo. A meta da sua campanha promocional é criar sensibilização da marca? Aumentar as vendas? Mostrar apreciação do cliente? Saber a resposta desde o início irá ajudá-lo a levar a sua campanha promocional na direcção certa.
  • Ingresse numa equipe. A parceria com outra empresa local pode reduzir os custos de promoção, fortalecer as relações comerciais e ajudá-lo a atingir um público mais vasto.

Deixe a sua resposta