Formas de poupar dinheiro em publicidade nas pequenas empresas

Uma empresa pequena normalmente não se pode dar ao luxo de gastar grandes quantidades de dinheiro em publicidade, sendo por isso necessário saber fazer as melhores escolhas em termos de eficiência/custo para divulgar da melhor forma os produtos e serviços oferecidos pela organização.

Há inúmeras maneiras da empresa poupar dinheiro em publicidade, mas ao mesmo tempo este ser usado para aumentar os lucros e ajudar no crescimento da empresa.

Aqui ficam alguns métodos de baixo custo em publicidade que podem e devem ser implementados para obter melhores resultados, tanto financeiros como em termos de divulgação e propaganda.

Escolha dos meios de publicidade

Para poder poupar dinheiro em publicidade e investir o orçamento disponível em formas que se tornem mais rentáveis para a empresa é fundamental saber utilizar as ferramentas de publicidade mais corretas de acordo com o produto, bem como das necessidades do consumidor em causa. Isto significa que precisa de fazer a propaganda da forma que mais se identifique e seja compatível com o ramo do seu negócio. Por exemplo, no caso de um restaurante, usar cupões pode não ser a forma mais eficaz de publicitar o estabelecimento, acabando por não compensar o investimento despendido. No entanto, este tipo de técnica pode ser perfeita para um supermercado e lojas, que conseguem ganhar potenciais clientes através da atracção de descontos, o que já torna todo o investimento rentável.

Publicidade na rádio

Esta é uma excelente forma de publicitar os produtos e serviços de uma empresa e também uma boa maneira de poupar algum dinheiro nesta, uma vez que comparativamente com a publicidade através de outros meios, como é o caso da televisão, fica bem menos dispendiosa. No entanto, a publicidade na rádio está muito dependente do horário em que é difundida, assim como da época do ano. Informe-se quais são as alturas em que a publicidade é mais barata, mas tenha também em conta a sua eficácia versus custo.

Publicidade online

Também a publicidade online pode ser uma boa aposta para empresas pequenas. A Internet é um eficaz e popular meio de comunicação que lhe permite divulgar informação acerca dos produtos e serviços da sua empresa. Através de uma página na internet, por exemplo, a sua empresa pode fornecer informações detalhadas sobre o ramo em que opera e o que vende, tanto a nível local como internacional.

O marketing online tem vindo a ganhar terreno como uma das estratégias mais eficazes para promover empresas e angariar novos clientes. Utilizar o Twitter, Facebook, e fóruns, ‘postar’ no Flicker e YouTube, comentar em blogs, são todas boas oportunidades de marketing online. A vantagem é que pelo fato de ser muito menos dispendioso que os meios de comunicação mais tradicionais, pode promover as novidades sobre os seus produtos quase no imediato e gerar mais clientes se um post que fez ou um video que publicou se tornar realmente popular.

Outro tipo de publicidade “low-cost”

Existem muitos outros tipos de publicidade de baixo custo como anúncios em outdoors, utilização de folhetos, páginas amarelas e televisão por cabo, por exemplo. Lembre-se que o tipo de meio de publicidade que você usa depende fortemente do tamanho e alcance da entidade empresarial em causa. E-mails e cartões postais também podem ser usados como uma estratégia de baixo custo, no entanto, esta só pode ser eficaz em follow-ups e não como a principal forma de divulgação e publicidade da empresa.


2 comentários

Deixe a sua resposta