Ferramentas de gestão de clientes online

Dentro de uma empresa, a área comercial sempre demonstrou relevância, visto a necessidade de posicionamento de produtos e serviços no mercado. Mas é agora, envolvidos pelas atuais tecnologias ofertadas, que esta área necessita de modernização a fim de ganhar competitividade perante outras empresas, Assim nasceu a necessidade de aparecerem ferramentas de gestão de clientes online, para facilitar o fluxo de informação dos vendedores dentro da empresa.

Este constante desafio do setor comercial na obtenção de resultados superiores, faz com que os gestores comerciais estejam focados nos objetivos almejados pela empresa e, juntamente com a força de vendas, qualificada e atualizada, consigam alcançar suas metas com praticidade, eficiência e organização.

Desta forma, as ferramentas de Gestão de Clientes tem o objetivo de facilitar as relações entre gestores, vendedores e clientes.

Os sistemas de Gestão de Clientes são ferramentas online que contemplam diversas funcionalidades para a área comercial, estreitando o relacionamento entre empresa e cliente.

ferramentas-de-gestao-de-clientes-online

Principais características dos softwares online de gestão de clientes

CONTROLE DE CLIENTES E ESTÁGIOS DE NEGOCIAÇÃO

O uso de sistemas de Gestão de Clientes online possibilita o lançamento online do trabalho realizado pelos vendedores, tais como: estágios de negociação, atividades realizadas, características e necessidades do cliente.

O cadastro é realizado de forma rápida e prática, dispensando a elaboração de relatórios e disponibilizando um banco de dados de fácil acesso.

Possibilita e otimiza ao gestor comercial a avaliação das atividades realizadas pela força de vendas, por gerar dados como o número e periodicidade das atividades realizadas e a eficiência dos vendedores.

ACESSO VIA INTERNET

O acesso ao software é via internet, ou seja, é de rápida acessibilidade e possibilita o gerenciamento em qualquer local onde haja conexão com a internet.

HISTÓRICO DA RELAÇÃO ENTRE CLIENTE E EMPRESA

O sistema armazena a(s) informação(ões) de todos os vendedores e clientes cadastrados, bem como suas respectivas atividades realizadas. Isso faz com que, no caso de admissão de novo vendedor ou até mesmo remanejamento, as informações já estabelecidas com os clientes não sejam perdidas, pois estarão armazenadas e possibilitarão a utilização por novo usuário.

Portanto, tal histórico fornece maior segurança para empresa, pois esta poderá acompanhar toda a evolução da relação entre empresa/vendedor e o cliente. Estes dados que compõem o histórico ficarão armazenados, gerando um grande banco de dados. O sistema também proporciona, a qualquer momento, que se realize backup de todas as informações contidas, sendo tranformadas, automaticamente, em planilhas do Excel e assim armazenadas.

VOLUME DE VENDAS

O sistema dispõe de um módulo denominado VENDAS. Por meio do cadastro prévio dos produtos que são comercializados e de seus respectivos valores, é possível acompanhar o volume de vendas efetuadas por cada vendedor em quantidade e/ou em montante. Ao final, o gestor comercial poderá visualizar graficamente, o desempenho de vendas de cada vendedor, ou de cada cliente. Desta forma, o gestor comercial poderá acompanhar a progressão efetiva da relação entre vendedores e clientes estabelecidos, a periodicidade dos pedidos e o volume de produtos comercializados.

COMUNICAÇÃO INTERNA

Através de um canal de comunicação direta entre gestor e vendedor, dentro do módulo CLIENTES, é possível que sejam realizadas trocas de informações importantes sobre os interesses do cliente. A questão a ser discutida é enviada pelo vendedor através do software e será entregue na forma de e-mail para o gestor. Esta forma de comunicação direta favorece a rapidez nas negociações comerciais, economia de tempo e aumenta a agilidade comercial da empresa.

ANÁLISE GEOGRÁFICA DE VENDEDORES E CLIENTES

Avaliação da localização geográfica dos clientes, por meio de mapa online (com suporte do Google Mapas, ou Microsoft maps, ou outro), adicionando forte contribuição ao setor de logística.

Esta visualização geográfica facilita a avaliação da área de atuação de cada vendedor, bem como a concentração dos clientes e de novos locais a serem explorados comercialmente.

ANÁLISE ATRAVÉS DE GRÁFICOS

Os sistemas de Gestão de Clientes geram, automaticamente, após cada cadastro realizado, gráficos com os seguintes dados:

número mensal de clientes cadastrados em todos os estágios de negociação e/ou em cada estágio (sondagem, prospecção, estabelecido e encerrado);

atividades realizadas pelos vendedores;

origem do contato;

estágio de negociação;

análise da eficiência de cada vendedor.

Em síntese, os sistemas online de Gestão de Clientes são ferramentas online que possibilita a otimização da força de vendas, além de ser um confiável banco de dados para sua empresa! Esqueça problemas de comunicação interna e documentos de relatórios de vendedores! Deixe as ferramentas de gestão de clientes online, facilitar a gestão comercial de sua empresa, ao fazer uso do que há de mais moderno e atual: a tecnologia da informação.


Deixe a sua resposta