Estratégias de web marketing para obter resultados reais

A estratégia de marketing global da Web que emprega tácticas de marketing eficaz é a chave para o sucesso dos negócios online. Quando descobrir a fórmula certa de converter oportunidades em vendas, será mais fácil automatizar o processo e utilizar a Internet para rapidamente multiplicar os seus lucros.

O que é uma estratégia de Web Marketing?

As estratégias de Web Marketing (na Internet) constituem as pedras angulares do seu negócio online, e apresentam, em termos gerais o que é necessário para fazer com que o seu negócio tenha sucesso (por exemplo, conduzir os clientes potenciais ao seu site). Idealmente, deve considerar e escrever os diferentes elementos da sua estratégia de marketing global antes de fazer qualquer outra coisa.

Tácticas de Web Marketing

Alcançar os objectivos estabelecidos na sua estratégia de Web marketing significa tomar medidas e implementar diversas tácticas de marketing. É neste ponto que se torna difícil. O problema é saber quais as tácticas de Web marketing que realmente funcionam, assim como as que não funcionam. Há tanta informação falsa sobre Web marketing, que por vezes é difícil encontrar a verdade. Muitos acabam usando estratégias e tácticas incorrectas ou desactualizados, que lhes dão muito trabalho mas, poucos resultados.

Agora é a hora de começar a fazer Web Marketing

Web marketing é eficaz e rentável, não deixe que ninguém o convença do contrário. Hoje, milhares de empresas e indivíduos de todo o mundo vendem produtos ou serviços através da Internet e fazem bom dinheiro com relativa facilidade. Você também pode.

Entende-se também que cada comerciante que faz Web marketing está em aprendizagem contínua, porque a estratégia de marketing de hoje pode ser o assassino da táctica de amanhã. Deve aceitar que vai errar algumas vezes. A diferença entre aqueles que falham e os que têm sucesso é simplesmente isto: Os que tiveram sucesso recusaram-se a desistir e continuaram a tentar até que encontraram aquilo que funciona.

O que é uma estratégia de Web marketing eficaz?

Se ainda luta para encontrar a sua independência financeira e ter uma vida agradável a partir de sua casa, saiba que a única razão pela qual não consegue é, porque não tem uma boa estratégia de Web marketing.

Não é possível construir um bom negócio sem uma estratégia adequada. Se acredita que é capaz, de criar um Web site, submete-lo a alguns directórios ou blogs, sentar-se, relaxar e esperar os proveitos, pode mesmo parar por aí. Isso não vai acontecer. Tem que pensar: quem sou? E, o que quero ser no futuro? Seja online ou off-line, só há duas coisas que importam: “Comprar” e “Vender”.

Basicamente, para simplificar, tudo resume-se a isto:

• Quem é o seu cliente?

Especificamente o que é que o seu cliente procura? Deve conhecer os problemas ou desejos dos clientes, para estabelecer qual será a melhor oferta.

• Qual é a sua oferta?

Por que devem comprar aquilo que você vende? Porque é que você é melhor do que os outros? Por que devem confiar em si? Está a oferecer produtos seus, ou de outra pessoa? Como pode criar uma oferta irresistível para que implorem que lhes venda?

Pense nisto… Existem milhões de pessoas que compram online todos os dias. Se não compram a si, de quem é a culpa – deles ou a sua?

Antes criar a estratégia de Web marketing para o seu site, precisa de pesquisar. Na verdade é onde tudo começa. Como em qualquer negócio, tem que entender onde está e o que pode fazer.

1. Investigação Online

Nesta fase, deve pesquisar o seu mercado. Quem são os seus principais concorrentes? O que fazem online? PPC, SEO, imprensa, desenvolvem os seus próprios produtos? Quais são as fraquezas deles? Será que eles oferecem garantia? O produto deles é realmente bom? Fazem hiperligações constantes ou não?

Quem é o seu cliente favorito? Onde é que ele está: MySpace ou YouTube? Eles são candidatos freebie ou compradores desesperados? O que é que os obriga a comprar um ou outro produto? Leia comentários, fóruns e depoimentos para descobrir o máximo que puder sobre o seu mercado alvo.

2. Análise de Dados

Depois de realizar uma minuciosa pesquisa de mercado online, deve sistematizar os dados que tem. Anote quais são os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes. Talvez você tenha mais tempo do que os seus concorrentes? Ou talvez tenha conhecimento de alguma fonte de tráfego alvejado que outros não tenham. Como pode isto afectar o seu negócio?

Quais são os lugares que o seu mercado alvo costuma visitar? Quais são as suas principais preocupações? Talvez não estejam satisfeitos com os produtos no mercado. Pode oferecer algo melhor, talvez sob a forma de um bónus?

3. Estratégia de Desenvolvimento de Web Marketing

Depois de conhecer o seu mercado alvo e os seus concorrentes, estará em posição de começar a criar as suas estratégias de Web marketing. Dê atenção a quem você é, e o que pode oferecer ao seu mercado-alvo. Trata-se de algum planeamento, quais os métodos de marketing que vai usar e quais pode pagar? PPC, SEO, e-mail, blogs, podcasts, blogs de vídeo, webinars, geração de tráfego viral, link building, troca de banner ou outros. Deve atribuir prioridades á suas tácticas de Web marketing.

Se tiver tempo suficiente para realizar a optimização de mecanismo, faça-o dia após dia, para se classificar no topo dos motores de busca. Não tem tempo? Então compre o tráfego PPC e comece a testar as suas páginas de forma eficaz.

Basicamente tem de pensar em como pode aproveitar o tempo e o dinheiro das outras pessoas para construir o seu próprio negócio na Web. Isto é o que as pessoas ricas fazem e, é o que você deve fazer se quiser sobreviver neste mundo competitivo.

4. Monitorizamento de Desempenho

Depois de ter um plano de Web marketing, pode começar a implementá-lo imediatamente. O último passo é monitorar as suas campanhas de Web marketing. Quais as palavras-chave que as pessoas devem digitar nos motores de busca para encontrar o seu site? Quais as palavras-chave que lhe trouxeram mais dinheiro em marketing PPC? Está satisfeito com os seus rankings SEO ou não? A maioria dos seus visitantes sai do seu site, sem sequer lá passar 30 segundos? E assim por diante…

Só monitorizando rigorosamente pode descobrir o que funciona e o que não funciona. Crie o hábito de testar, nunca saberá ao certo se não testar!


Deixe a sua resposta