Entrevistar candidatos por telefone

Hoje em dia, cada vez mais empresas recorrem a entrevistas de emprego por telefone para otimizar o seu tempo e filtrar candidatos numa primeira fase do recrutamento. Esta entrevista por telefone pode servir, por exemplo, para confirmar pré-requisitos e qualificações antes de uma entrevista presencial.

Vantagens da entrevista por telefone

Este contato inicial normalmente serve para verificar o nível do cargo que o candidato tem em mente, o salário pretendido e resolver também dúvidas que o próprio recrutador teve ao ler o currículo enviado.

Estas entrevistas também possibilitam aos candidatos a emprego uma excelente oportunidade para impressionarem os seus potenciais empregadores, deixando uma boa imagem logo no primeiro contato e diferenciando-se dos restantes candidatos pela positiva.

Ao mesmo tempo, a entrevista por telefone é uma boa forma da empresa começar a selecionar o candidato a emprego, sem ser necessário investir muito dinheiro no processo.

Como entrevistar por telefone

  • Use a entrevista por telefone, como forma de avaliar rapidamente um conjunto de candidatos e identificar aquelas pessoas que você deseja analisar mais ao pormenor e às quais quer fazer uma entrevista presencial.
  • Como acontece para uma entrevista presencial, tenha o cuidado de se preparar apropriadamente para a entrevista por telefone. Analise detalhadamente o currículo do candidato a emprego e estabeleça ligação entre as suas qualificações e o que é necessário para a empresa.
  • Elabore uma lista de perguntas que pretende fazer, assim como alguns tópicos que queira ver esclarecidos ao longo da entrevista telefónica. Bons exemplos de perguntas a colocar podem incluir: experiência em funções semelhantes, razões que  levaram a candidatar-se ao cargo e o que pode oferecer à empresa como colaborador.
  • Ligue para os candidatos no horário previamente combinado. Tenha à mão todas as ferramentas necessárias para levar a cabo a entrevista e que lhe possibilitem tomar notas como papel, caneta ou até computador. Tenha também o currículo dos candidatos à sua frente, de forma a ser mais fácil esclarecer alguma dúvida que vá surgindo e para confirmar a sua experiência profissional.
  • Tente manter-se focado no plano de entrevista que preparou e sem entrar em assuntos que em nada contribuam para o desenrolar da entrevista. Desta forma irá parecer mais profissional, cativando também os potenciais colaboradores.
  • Forneça aos candidatos informações acerca da empresa, como se irá desenrolar o processo de recrutamento e quais as qualificações pretendidas para ocupar o cargo disponível.
  • Evite silêncios prolongados, pois estes podem quebrar irremediavelmente o bom ritmo da entrevista, acabando os candidatos por se sentirem mais nervosos ou até dando a ideia de que a entrevista não foi bem organizada.
  • Tente averiguar junto dos candidatos de que forma as suas qualificações e experiências anteriores vão contribuir para o desenvolvimento e sucesso da empresa.
  • Avalie através da entrevista por telefone o quanto o candidato a emprego está realmente interessado na vaga disponível. Desta forma irá saber se vale a pena investir tempo numa futura entrevista.
  • No final, agradeça o tempo dispendido pelos candidatos e informe-os de qual será o tempo necessário para tomar a sua decisão. Se achar que determinado candidato a emprego é o ideal para a empresa e para o cargo disponível, agende uma entrevista presencial.

Deixe a sua resposta