Entrevista de trabalho em grupo

Numa entrevista de trabalho em grupo o maior adversário de um candidato pode ser ele próprio.

Para lidar positivamente com uma dinâmica de grupo, há dicas que se pode seguir que, apesar de não serem garantia de emprego, pelo menos serão um ponto de partida de maiores hipóteses de o conquistar.

Entrevista em grupo

Uma entrevista de trabalho em grupo é o momento em que um avaliador ou entrevistador pretendem observar o comportamento e atitudes dos candidatos. Assim, há quem considere que aqueles candidatos que se comportarem de modo mais recatado ou passivo, não vão ter a oportunidade de serem vistos e devidamente avaliados.

Mas saiba que o invés também pode acontecer. Quer isto dizer, que excessos na procura por visibilidade podem ter o mesmo desfecho. Há que interagir e compartilhar opiniões, escutar ideias com os demais candidatos, bem como dar crédito a todos. O tentar se destacar a todo o custo, o tentar chamar a atenção para si próprio, impor condições ou tentar assumir todos os créditos não é, de todo, a melhor maneira de se ser bem visto por quem está a recrutar.

Numa entrevista de trabalho em grupo, e não só, importa que o candidato perceba que a avaliação começa desde o momento em que a pessoa chega ao local de entrevista. Será um erro julgar que uma avaliação vai começar apenas no momento da dinâmica. Lembre-se de ser sempre cordial, educado e solícito com quem se atravessar enquanto estiver na empresa.

Mas também existem muitos candidatos que erram na falta de objetividade e clareza nos seus argumentos, e isto porque os entrevistadores ou avaliadores vão procurar formas de confirmar as afirmações dos candidatos e, caso existam “mentiras”, as contradições irão surgir.

Não assuma que as pessoas mais inibidas ou introvertidas estão em desvantagem numa entrevista de trabalho em grupo, pois há que ligar sempre o comportamento dos candidatos ao perfil que o empregador deseja para a vaga em questão.

Todos os candidatos estão nervosos nas dinâmicas de grupo, na expectativa, mas a solução é não demonstrar qualquer apreensão. Por outro lado, quem já teve oportunidade de participar noutras dinâmicas de grupo pode mesmo ter um diferencial relativamente às competências profissionais.

 

 

Preparação

  • Como preparação para uma dinâmica de grupo também não deverá faltar o estudo do negócio da empresa bem como o segmento em que ela atua. É certo que o entrevistador ou avaliador irá colocar perguntas específicas sobre o empreendimento e o negócio, pelo que terá um ponto a favor.
  • Não se esqueça de visitar, também, as redes sociais da empresa, pois é onde poderá identificar a forma como ela comunica com o seu público e clientes.
  • Uma grande aposta pessoal numa entrevista em grupo é  aproveitar para procurar notícias sobre o segmento em que a empresa atua, concorrentes, projetos e tendências no mesmo setor.
  • Saiba que não é por estar a participar numa entrevista de trabalho em grupo que deve deixar de olhar diretamente para o entrevistador, pois ele vai sentir mais segurança quando falar olhando-o diretamente nos olhos.

3 comentários

  1. Geralda Gomes Silva
  2. jeremiascangombe

Deixe a sua resposta