ENTREVISTA DE EMPREGO OBJETIVOS PROFISSIONAIS

Uma entrevista não é mais do que uma conversa entre duas pessoas, com objetivos definidos para ambos.

Contudo, e apesar de não ter o que temer, uma entrevista de emprego não é uma mera conversa, pois as pessoas têm o objetivo de descobrir o que no perfil de cada um interessa ao outro.

Independentemente de uma entrevista de emprego e seus objetivos profissionais, tenha em mente o objetivo principal da entrevista, que é o facto de o entrevistador pretender saber como é que o candidato poderá ser útil para a empresa.

Seguem-se algumas orientações para objetivos  profissionais na entrevista de emprego.

 

 

Numa entrevista de emprego os seus objetivos profissionais devem ser um tópico que o candidato não deve esquecer. De facto, o que o recrutador pretende é certificar-se de que  candidato que tem perante si não respondeu ao anúncio de emprego por acaso e está interessado em saber seja o que for das decisões do candidato/a.

De qualquer forma, e antes de chegar à fase de ter uma entrevista de emprego e seus objetivos profissionais delineados, para que tenha mais chances de sucesso, há que elaborar um curriculum com um objetivo profissional bem definido. Este curriculum irá mostrar aos recrutadores que já tem um plano de carreira traçado, que está focado nesta.

Seja como for, o imprescindível é que tenha o seu objetivo profissional estabelecido de forma curta e direta, sem deixar de mostrar o cargo ou área que pretende ocupar dentro da empresa em questão. Deve ser específico, evitando transmitir um objetivo genérico e que não deixa claro o que pretende. Basta descrever os seus objetivos profissionais da forma mais sucinta, por exemplo, numa linha.

Mas se o seu caso for o de um primeiro emprego e não tenha, ainda, experiência profissional, o que deverá fazer é informar em que área gostaria de trabalhar, destacando (no curriculum) os cursos que tenha feito nesse sentido.

Numa entrevista de emprego os objetivos profissionais podem ser uma questão muito facilmente respondida, desde que já tenha definido o seu foco profissional. Caso contrário, se ainda estiver a pensar sobre a área que pretende, então poderá estar a caminhar para uma grande dor de cabeça.

O ideal é referir qual a função que pretende, sendo que deverá evitar informar mais do que um objetivo num curriculum concreto, apenas para não mostrar que ainda se encontra indeciso acerca da sua carreira. Caso seja esse o facto, basta referir em que área gostaria de trabalhar. Mas esteja atento para evitar frases “pré-feitas”, subjetivas e que não reflitam claramente o que pretende.

Numa entrevista de emprego, os objetivos profissionais ideais passam por referir objetivamente o que deseja, como pretende atuar  e onde.


Deixe a sua resposta