Encontrar os melhores produtos para vender Online

Para descobrir quais os produtos que se vendem com maior facilidade online, tem de perceber primeiro o que é que os consumidores desejam adquirir. A escolha acertada de um produto para venda, está sempre relacionada com a procura desse mesmo produto no mercado actual, assim como com o nível de competitividade ou partilha de mercado que o produto terá.

Factores determinantes para a escolha do produto a vender

O que devo vender? Quais os produtos no topo de vendas? Estas são as questões que a maioria das pessoas tenta responder para tomar a sua decisão final. Para tal, é necessário realizar alguma pesquisa sobre o assunto. Existem todo o tipo de contornos ao longo do caminho que podem influenciar a sua ideia de grande procura. Necessita de compreender e satisfazer a necessidade, o querer e a expectativa dos seus clientes relativamente a um determinado produto. A necessidade é a razão básica para um consumidor procurar um produto. O querer é o factor determinante para muitas das escolhas. As expectativas, por outro lado, são valores ou ideias associados a um produto ou serviço.

Por exemplo, no caso de um livro de lógica, os universitários procuram que o livro tenha conceitos de lógica relevantes, utilização de uma linguagem simples, de fácil compreensão e com um preço acessível. Ideias semelhantes podem ser aplicadas às vendas na Internet, pois o conceito básico de procura é o mesmo em todo o lado.

O segundo aspecto que deve ter em consideração é o nível de competitividade ou partilha de mercado que o seu produto terá. A partilha de mercado ou nível de competitividade significa a percentagem de vendas da sua marca contra a percentagem total de vendas. Como é natural, as empresas definem logo à partida quem é a sua concorrência. No entanto, o consumidor final é quem realmente molda o mercado com o seu poder de escolha. É importante que opte por um segmento do mercado em que possa ser o potencial líder ou pelo menos ser um concorrente forte, porque o objectivo principal não é só satisfazer as necessidades dos seus cliente, mas sim fazê-lo de uma forma mais lucrativa que a concorrência.

O terceiro factor que deve  ser considerado na procura de um produto que venda, é descobrir o nível geral de interesse dos consumidores sobre no produto em questão. Em termos simples, se não existir uma grande procura pelo produto nem competitividade, se calhar não é uma boa ideia gastar tempo e recursos a promover o produto em questão. A pesquisa pelos produtos ideais para você promover não termina aqui. Deve aprender como é que a concorrência está a publicitar esses produtos. Após ter toda esta informação, deve analisa-la e ver como se balançam a procura, competitividade e publicidade.

Existem diversos factores que devem ser tidos em conta ao analisar a informação:

  • Pouca procura significa não vai ter pessoas o suficientes a adquirir o seu produto;
  • Muita concorrência traduz-se em pouco;
  • Demasiada publicidade aumenta o preço dos anúncios pay per click, assim como a competitividade;
  • A falta de interesse geral combinada com a pouca procura resulta num mercado fraco mesmo que haja competitividade para obter vendas.

Deixe a sua resposta