Vantagens de escrever um eBook Grátis

Quantas vezes você vê as palavras “eBook Grátis!” enquanto navega na Internet, à procura de informações?

Cerca de um zillião?

Todo o mundo parece estar a oferecer um eBook sobre quase tudo e qualquer assunto.

A pergunta é: porquê?

Porque é que alguém se esforça para produzir um livro que não vai ser vendido, mas dado de graça?

AH! Sabe, o objetivo dos eBooks grátis não é renderem dinheiro (apesar de serem grátis). O ponto de um “livro grátis” é dar às pessoas o livro em troca dos seus nomes e dos seus endereços de e-mail.

Isto não significa que o livro não é valioso…. por vezes até é um livro bastante valioso, mas outras vezes é apenas lixo. Mas os nomes e endereços de e-mail de quem fizer o download esses eBooks grátis são muito mais valiosos do que o livro… mesmo que este seja muito bom.

Há exatamente dois tipos de pessoas que vivem e trabalham na Internet. Há aqueles que são gurus de marketing e aqueles que não são. O último tipo excede em muito o número do primeiro tipo.

Há muitos poucos gurus de marketing por aí fora que sabem como escrever um ebook “grátis” e fazer publicidade ao livro com tanta eficiência que este assume vida própria e continua a produzir os resultados desejados (construção da lista e de nomes e endereços de e-mail) por semanas, meses ou mesmo anos após ser lançado.

Os eBooks grátis são utilizados pelos marketeers como incentivos para que as pessoas se inscrevam numa mailling list. Por vezes, estes eBooks grátis, que são oferecidos como incentivo para se inscrever numa lista, provavelmente contêm tanta informação útil quanto os que comercializados por esses génios do marketing.

Deixe-me dar um exemplo:

“A Morte do Marketing De Rede”, foi um eBook que foi lançado em 2007. Foi um dos primeiros eBooks na indústria do Internet Marketing / Marketing de rede em lingua portuguesa. E ele construiu uma lista de mais de 15,000 pessoas.
Na verdade, o ebook, a “A Morte Do Marketing De Rede” contém algumas informações muito boas. As táticas de assustar as pessoas não eram muito atraentes, mas a informação era muito boa. Não revolucionava o mundo mas tinha informações inovadoras para a maior parte das pessoas.

Aqui está outro exemplo:

O “Manifesto Do Internet Marketing” do Rich Schefren é outro eBook livre que foi muito bem usado. E, como génio de marketing que ele é, mais tarde lançou-o em três partes. O último lançamento foi chamado de “O Manifesto Dos Negócios Na Internet: O Capitulo Final”.

O eBook grátis do Rich Schefren “Manifesto de Negócios Internet” é outro exemplo de como se introduzir no mercado um eBook grátis para obter um benefício máximo. Este eBook também está bem escrito. Contém muitas informações úteis para os marketeers novos na Internet e também para alguns que são bem experientes, mas não continha qualquer tipo informação revolucionária. Ainda assim, foi muito eficaz e o resultado desejado foi alcançado. Ele construiu a sua lista de proporções surpreendentes.

A técnica de construção da lista com eBooks grátis não se limita a marketeers da Internet. Também funciona no mundo offline … ou talvez seja onde tudo começou. Quem sabe? As linhas entre a Internet e o mundo real do marketing tornaram-se um pouco turvas ao longo dos anos.

Se você não acredita em mim, pesquisa na Internet “ebook grátis”. Você vai encontrar eBooks gratuitos sobre todos os tipos de produtos e serviços. Você vai encontrar ebooks grátis sobre a comercialização de bebidas, desportos, música, marketing B2B e dezenas de outros.

O ponto destes eBooks grátis é o mesmo. A ideia é dar valor e informações a um potencial cliente, em troca do seu nome e endereços de e-mail, para fins de comercialização futura de produtos e serviços.

Os livros grátis que são utilizados para construir listas, tanto no espaço cibernético ou como no mundo real, devem conter boas informações. A informação não tem que ser completamente original, mas deve ser precisa e bem escrita … sem gramática pobre ou palavras com erros ortográficos.

A informação precisa de ser apresentada aos leitores de forma clara. Os bons eBooks, sejam eles gratuitos ou pagos, devem ser úteis para aqueles que os lêem.

No entanto o objectivo de um eBook grátis não é o eBook. Os eBooks são apenas um meio para um fim e como demonstrado pelos génios de marketing real dos nossos tempos. As táticas de intimidação não são muito apetitosas, mas são eficazes. “A Morte do Marketing De Rede” é suficiente para assustar um marketeer com mais de 10 anos de experiência … mas funciona.


Deixe a sua resposta