É possível prever o futuro digital da sua empresa?

Embora a tecnologia de hoje abranja uma infinidade de ferramentas, aplicativos, técnicas e sistemas, gostaríamos de saber se mesmo o mais inteligente dos gurus como Einstein, estaria tão surpreso quanto nós com o progresso da tecnologia digital, as ferramentas de hardware associadas as técnicas de marketing que compõem o mundo de hoje.

Dez anos após a morte de Einstein, Moore afirmou que, ao longo da história, o número de transistores em circuitos integrados dobraria aproximadamente a cada dois anos.

A lei ao longo do tempo tem sido aplicada para a indústria de semicondutores, dispositivos eletrônicos digitais, capacidade de memória, pixels em câmeras digitais e a maioria dos aplicativos digitais de processamento.

Previu-se que esta tendência iria continuar por uma década ou mais, apenas, mas quase cinquenta anos mais tarde, este progresso não parou, pelo contrário, no mundo moderno de mercados saturados, a tecnologia agora é como um machado nas mãos de um exército de narcisistas, criminosos psicopatas.

Pela primeira vez, as expectativas do mundo consumidor chegaram com força ao mundo empresarial, a ‘consumerização’ está impulsionando mudanças nas organizações, e isso está acontecendo mais rápido do que a maioria pôde acompanhar.

Organizações contemporâneas precisam prever o futuro para ganharem mercado, se manterem competitivas e prosperar no longo prazo. A expectativa dos clientes nos obrigou a estar sempre conectados, a qualquer hora, em qualquer lugar, de maneira ágil e automatizada.

Se executivos de negócios, CEOs, CIOs e CMOs não mudaram suas atitudes ontem, os navios que estão controlando hoje, estão indo direto para o fundo do oceano.

Mas então, como será o futuro digital da sua empresa?

Bem, não podemos responder com precisão a esta pergunta para cada ramo da indústria, mas podemos dar um exemplo de como a paisagem digital está modificando o mundo dos negócios e para isto, vamos tomar como exemplo a indústria de pneus.

Sim! Estes círculos pretos de borracha, um produto que todo mundo que dirige, infelizmente precisa.  No início de cada ano, no plano de marketing, se faz uma previsão do mercado de reposição.O futuro da reposição de pneus nos próximos dez anos (Experiência de compra)Carros – (diagnóstico de bordo) irão alertá-lo sobre a pressão dos pneus, a profundidade do piso, desgaste e balanceamento de roda e notificá-lo quando algo precisa de atenção.GPS ou celular – vão informa-lo sobre a localização exata de lojas de pneus e seus preços.

Com o aplicativo do smartphone que você vai entrar imediatamente na sua conta, verificar tempos de revisão de varejo ou peças de montagem disponíveis, obter todos os dados de contato. Fornecer e ações sugeridas para colocar um pedido, fazer uma reserva ou pedido de ajuda de emergência.

Na loja – Com seu telefone, você poderá digitalizar imagens e códigos para várias opções de pneus examinar alternativas com base nos resultados anteriores, tais como: condução, manutenção, economia de tempo, conforto, durabilidade.

Toda a tecnologia acima está praticamente disponível hoje, é apenas uma questão de quanta pressão o consumidor coloca na indústria para implementar a infra-estrutura ou organização necessária e as mudanças assim acontecerão.

Então, como é que vamos chegar daqui até lá?

Você pode enlouquecer e perder inestimáveis quantidades de dinheiro tentando construir a solução perfeita para a visão do futuro. Você pode até ter tudo construído e funcionando perfeitamente, mas nem sempre o futuro está indo na direção que você previu.

Será diferente, algumas tecnologias não vão pegar. Algumas serão substituídas e outras coisas novas vão ser inventadas.

Mas há uma linha que une todos os pontos entre presente e futuro. Isto é, tornar a vida dos nossos clientes mais fácil.

À medida que avançamos para a era da internet ilimitada, tecnologia sem fio, redes sociais, moeda virtual, impressão 3D, Você tem que prever o futuro digital da sua empresa e capitalizar as oportunidades, estar preparado para falhar, aprender e responder. Você pode fazer isso através da adoção de uma simples filosofia consistente e rigorosa se ​​perguntando, como isso torna a vida dos nossos clientes, mais fácil?


Deixe a sua resposta