Distribuindo O Seu eBook Grátis

Todos nós sabemos que se não for ativamente comercializado, um produto ou um serviço, independentemente de ser bom ou não,  não vai render dinheiro.

Isto é apenas um facto de marketing … de todo o marketing. O velho ditado, “recompensa em publicitar” está vivo e de saúde no mercado. Mas há certas limitações na publicidade e essas limitações vão cada vez sendo mais.

Há algumas coisas que simplesmente não podem ser feitas. É absolutamente ilegal, por exemplo, enviar e-mails de marketing em massa para pessoas que não tenham consentido expressamente recebê-los … e isso é graças à lei CAN SPAM de 2003.

Mas, e se você não está vendendo alguma coisa? E se você está dando alguma coisa (um eBook) de graça? Será que essas restrições de publicidade mesmo ainda se aplicam?

Bem … mais ou menos.

Se no seu eBook grátis, há um link para um produto ou serviço com o qual você irá lucrar quando ele é comprado ou se tiver publicidade de um produto ou serviço de outra empresa, então a mesma lei de SPAM se aplica. As multas são duras por violar o CAN SPAM.

No entanto, sendo o eBook grátis, algumas restrições do marketing não se aplicam. Você não está vendendo nada …. você está dando algo gratuitamente. Se você pertencer à área de marketing, é mais do que provável que já tenha colocado posts em blogs e fóruns que dizem respeito aos produtos e serviços que você vende. Estes sites geralmente tem regras estritas que proíbem publicidade de produtos.

Mas se você está dando algo de graça, as regras de publicidade não se aplicam. Você pode publicar um link para o download do seu livro e não ser acusado de colocar publicidade na maioria dos blogs e fórum. As pessoas que vão a estes sites são os melhores potenciais clientes … e dar-lhes um eBook grátis não os vai ofender.

Outra forma de anunciar o seu eBook grátis, caso tenha publicidade ou um link para um produto,  é publicar links em sites como o MySpace ou o Yahoo. Como o eBook grátis não é um produto que está a ser vendido, você está no seu direito de publicar links nesses sites.

Escusado será dizer que você deve colocar um link para o seu eBook grátis no seu próprio site, é claro, mas também vale a pena contatar outros proprietários de site, semelhantes ao seu, e oferecer para deixá-los publicar links para o eBook grátis nos seus sites. Você poderá ser surpreendido com quantos irão aceitar a sua oferta.

Os eBooks grátis normalmente são muito grandes para serem colocados em sites de banco de artigos. Existe na maioria das vezes um limite de 750 palavras e um eBook, por natureza, tem mais do que isso. Você pode no entanto, publicar apenas partes do eBook e submetê-las aos bancos de artigos com um link para o livro completo. Quando você fizer isso, não dê as informações principais do seu eBook, use apenas as informações como provocação para incentivar as pessoas a clicar no link e e fazerem o download do livro completo.

Os eBooks podem ser submetidos a bancos de eBooks. Os proprietários de sites e editores de E-zines utilizam regularmente os materiais que obtém dos bancos de eBooks para preencher todo aquele espaço vazio em sites e em E-zines.

Você pode entrar em contato com marketeers que têm longas listas de membros e oferecer-lhes gratuitamente o seu eBook. Os proprietários dessas listas gostam de puderem oferecer algo de valor aos membros da sua lista que não seja apenas importante, mas grátis também.

Faça trocas de banners com sites que vendem produtos e serviços que estão relacionados, mas que não sejam idênticos aos produtos e serviços que você vende. O seu banner deve ter um link para o seu eBook grátis e o banner deve dizer ‘LIVRO GRÁTIS “e o nome do eBook.

Coloque anúncios para o seu eBook grátis em E-zines que possuem temas relacionados com o assunto do seu eBook e os produtos e serviços que você vende. Os leitores podem ignorar um anúncio de um produto ou serviço específico, mas eles raramente ignoram uma oferta de algo que é grátis. A publicidade em E-zines é um dos métodos mais eficazes de publicidade nos dias de hoje. Faça uso deles.

Agora se um eBook grátis é bom pense o quão bom uma série de livros grátis pode ser! Depois de ter escrito os artigos e os submetido, a segunda e terceira parte do seu eBook não vai exigir muito o esforço ou tempo. Você já terá as bases para as partes seguintes de um livro.

Dividir um eBook muito longo para fazer três livros curtos dará mais estrondo. Que é precisamente o que fez Rich Schefren com o seu eBook grátis “Manifesto de Negócios da Internet” e funcionou lindamente!

Todos os métodos descritos acima para distribuir gratuitamente o seu eBook são factíveis. Todas eles requerem algum tempo, esforço e energia, mas será tempo, esforço e energia bem gasto. Agora, se você tiver sorte suficiente de ter nascido rico, há mais uma maneira de como você pode distribuir o seu eBook.

Você pode fazer como faz o Mike Filsame que pagou a outros marketeers para distribuírem os seus eBooks grátis. Fala-se que ele pagou mais de 100,000 dólares em comissões Você pode apostar que o Mike ganhou bem mais que isso em pouco tempo e ainda mais até aos dias de hoje!


1 comentário

  1. Elvis Sousa Silva

Deixe a sua resposta