Diferença entre propaganda e publicidade

Qual é a diferença entre propaganda e publicidade?

Na realidade, não muitas! Ambas são formas de promoção:

Promoção / substantivo

•Actividade que fornece suporte ou incentivo activo para a promoção de uma causa de risco, ou objectivo: a prevenção de doenças e promoção da saúde.
• A publicitação de um produto, organização ou empresa, de modo a aumentar as vendas ou a sensibilização do público.
• Uma campanha publicitária de um determinado produto, organização ou empresa

As definições mostram pouca diferença, mas depende como a vê, pois sobrepõem-se um pouco:

Propaganda / substantivo

Principalmente, informação depreciativa, especialmente de natureza tendenciosa ou enganosa, utilizada para promover ou divulgar uma causa política ou ponto de vista.

Publicidade – a actividade ou profissão de produzir anúncios de produtos ou serviços comerciais para descrever ou chamar a atenção para (um produto, serviço ou evento) num meio público, a fim de promover as vendas ou atendimento.

As diferenças que as separa é que uma lida com “retalho” de vendas e a outra vende uma causa ou ponto de vista.

Tecnicamente, a informação depreciativa de natureza enganosa, supostamente aplica-se à propaganda, mas podemos dizer com segurança que nem sempre é o caso.

Propaganda é um modo específico de apresentar informações, a fim de servir um fim. Mesmo que a mensagem tenha informações verdadeiras, é possível que estas sejam partidárias, não apresentando um quadro completo e balanceado do objecto em questão. O uso principal da propaganda do contexto político refere-se geralmente aos esforços patrocinados por governos e partidos políticos. Uma manipulação semelhante de informações é bem conhecida como publicidade, mas que geralmente não é chamada de propaganda, pelo menos no sentido acima mencionado.

“De um ponto de vista neutro, a propaganda é definida como uma forma intencional e sistemática de persuasão, destinada a influenciar, com fins ideológicos, políticos ou comerciais, emoções, atitudes, opiniões e acções dos grupos-alvo através da transmissão controlada de informações parciais (que podem ou não ser factuais) através de canais directos e média “.

Publicidade Enganosa

Entende-se que a publicidade enganosa, induzindo o consumidor a erro, mostra características e vantagens que o produto não tem, este tipo de propaganda é falsa.

É importante distinguir a campanha publicitária e, o abuso. O abuso é mais grave porque tem a função de induzir o consumidor a um comportamento prejudicial, geralmente incita a violência e explora o medo.


1 comentário

  1. Nadine Cucuca Neves

Deixe a sua resposta