Dicas para vender melhor os produtos da empresa

O sucesso de uma empresa passa inevitavelmente pela venda dos seus produtos. Uma empresa pode ter o melhor produto do mercado, ter serviços melhores que qualquer um dos seus concorrentes, mas se não desenvolver boas estratégias de venda, nem possuir o conhecimento, o desejo, a dedicação e o talento para vende-los muito possivelmente não irá atingir bons resultados.

Mas para atingir o sucesso em vendas é preciso primeiro compreender os princípios básicos por detrás de uma negociação eficaz. Vender implica muito mais do que oferecer um produto por melhor que ele seja. Um produto é adquirido, mesmo sem necessidade, quando a técnica de venda e persuasão é eficaz.

Vender é por isso um desafio. Exige o máximo da sua criatividade e, acima de tudo, pensamento inovador. Lembre-se que a base de qualquer venda reside em encontrar um elo de ligação entre quem vende e quem compra.

Aqui ficam algumas dicas simples que o vão ajudar a vender melhor os produtos da sua empresa:

  • Em primeiro lugar, é necessário que a sua equipa de vendas esteja familiarizada com os produtos, ideologias e realidade por detrás da empresa. É fundamental ainda que seja capaz de desenvolver estratégias inovadoras que se ajustem às necessidades e expectativas do cliente.
  • Definir um mercado-alvo vai permitir à sua equipa de vendas entender exatamente o que vender e como o vender. Agende reuniões regulares para rever a sua linha de produtos, lançar novos produtos e rever as técnicas de venda. A equipa de vendas precisa de mostrar-se confiante nas apresentações do produto e serviços da empresa e de ser capaz de criar boas soluções para lidar e rebater as objeções que possam surgir da parte dos clientes.
  • Estude o cliente. Nem todos os clientes se sentem à vontade quando são imediatamente abordados por um vendedor assim que entram numa empresa ou loja. Antes de qualquer tipo de abordagem preocupe-se em estudar quem tem à sua frente, a fim de conseguir avaliar as suas expectativas e preferências. Apenas este pormenor já lhe vai garantir uma vantagem valiosa para persuadir o cliente.
  • Quem vende precisa de mostrar-se confiante. O cliente deve confiar no que lhe está a ser dito, de forma a acreditar nos benefícios do negócio e sair satisfeito com a compra.
  • Quem vende deve ter também uma excelente imagem. Boa apresentação pessoal, conhecimento do produto e do mercado, assim como uma excelente capacidade de persuasão são critérios essenciais para qualquer vendedor de topo.
  • Não se esqueça também que uma boa preparação pode fazer toda a diferença. Para uma eficiente negociação e consequentes vendas é necessário estar bem preparado. Prepare-se estudando toda a informação que tem ao seu dispor acerca do potencial cliente e sobre o produto que irá vender.Um vendedor que esteja bem informado sobre o produto e que conheça as suas características vai certamente conseguir vender melhor e antecipar qualquer questão que um cliente pode colocar. Forneça à sua equipa de vendas informações acerca da produção do produto, armazenagem, transporte e procedimentos variados. Não há pior situação para um vendedor que um cliente que permanece com uma dúvida não esclarecida.
  • Um cliente satisfeito é a melhor “arma” de marketing. Com clientes felizes, as chances de aumentar a clientela são maiores já que a propaganda passada de “boa em boca” é muito positiva.

Deixe a sua resposta