Dicas para uso de Marketing PDF

Algumas dicas para o uso de documentos PDF quando se quer implementar uma estratégia de marketing PDF.

Dicas para uso de documentos PDF

  • Pode reduzir o tamanho do arquivo PDF, tornando mais rápido para as pessoas fazerem o download. Tente separar as suas áreas de serviço em documentos individuais. Tenha cuidado com o tamanho de diagramas, fotos e outras imagens no documento de origem. Usando a função de redimensionamento dentro de pacotes como o Microsoft Word não altera o tamanho do arquivo de imagem em nada, só faz com que pareça menor na página. Se tiver uma imagem que é muito grande, redimensione-a usando o pacote de gráficos e, se tiver conhecimento, assegure-se de que usa o recurso de compressão disponível na maioria dos pacotes de gráficos. A diminuição do tamanho do arquivo PDF não só evita que os potenciais clientes fiquem irritados, mas também poupa o uso da banda do seu Web site.
  • Na sua página de downloads, certifique-se de acompanhar cada hiperligação de download com uma breve descrição de exactamente aquilo que o documento contém. Tome também atenção ao tamanho do documento. Isto irá diminuir o número de downloads falhados pela impaciência ou limitação de tempo dos potenciais clientes.
  • Se pensar em fazer o upload dos documentos PDF sem primeiro fazer ‘zipping’ certifique-se que adiciona instruções para as pessoas fazerem o download do documento, usando o botão do lado direito do rato clicando sobre a hiperligação “save target as” (ou o equivalente em firefox). Isso garante que o documento não tente abrir no navegador, mas que seja guardado no disco rígido. Hiperligações de documentos PDF sem estas instruções causam grande incómodo aos visitantes do Web site, porque um documento grande a abrir na janela do navegador através de uma fonte online pode fazer falhar o sistema do visitante ao site.
  • Coloque sempre uma hiperligação num lugar de destaque para que os visitantes que não possuem um leitor de PDF gratuito, como o Adobe Acrobat Reader (possam facilmente obter um).
  • Use os recursos de segurança de seu software de conversão PDF. Sugerimos que a folha com a informação do produto possa ser impressa, mas que desactive as funções de ‘copy e edit’.

Qual o conversor ou software de criação de PDF que deve usar?

Há uma série de alternativas ao Adobe Acrobat para criar e converter documentos para PDF. Enquanto o produto da Adobe é líder da indústria e, de altíssima qualidade, o preço pode estar fora do alcance de muitas pequenas empresas. Para algumas alternativas ao Adobe Acrobat, visite a seguinte página:

Alternativas económicas ao adobe PDF Creator

4 Maneiras de utilizar o PDF como ferramenta de marketing·

Para promover qualquer coisa com sucesso, você tem que ser criativo. Precisa de encontrar maneiras diferentes de usar os recursos que já tem, mantendo a sua lista de estratégias de marketing actualizadas com as últimas tendências, online.

Se já tem uma lista, esteja preparado para adicionar o formato PDF. Acredite ou não, o PDF pode ser a ferramenta mais eficiente de online marketing.

1. Adicionar Anúncios Yahoo! Ao seu PDF

Esta ideia está no topo da lista por duas razões: é gratuito e funciona com arquivos já existentes. Quando a Adobe se juntou ao Yahoo, para integrar o seu modelo de marketing Pay Per Click (com o formato PDF), o resultado foi o serviço online gratuito, Ads for Adobe PDF Powered by Yahoo!.
Tudo o que precisa para começar é uma conta registada com o serviço. Uma vez feito isso, pode fazer upload dos seus arquivos PDF para serem emparelhados com os anúncios que são relacionados ao seu conteúdo e ajudar os leitores a se ligarem a recursos úteis e hiperligações de anúncios com base nos seus interesses.

2. Adicione Pop Ups ao seu ebooks PDF e promova o seu próprio site

Algo tão simples como um pop-up num arquivo PDF publicado na Internet pode começar a traduzir os seus esforços de publicação, em garantir a longo prazo, uma base de usuários fiéis, para a sua empresa.

Se o seu conteúdo PDF oferecer aos ‘navegantes’ uma sugestão impressionante sobre como os seus serviços podem ser a solução que procuraram, você pode usar uma mensagem PDF popup para adquirir informações de ‘mailing list’ ou anunciar ofertas de subscrição que irá direccionar os usuários ao seu site.

3. Distribuía cupões PDF

Se tem o seu próprio negócio, também sabe que os clientes gostam de promoções.
Cupões em formato PDF, é uma óptima ideia para qualquer negócio. É uma estratégia de marketing muito eficiente. Tal como o PDF, o cupão pode ser feito com software acessível, compartilhado universalmente, facilmente acessível e impresso várias vezes até que o cupão expire.

4. Tente ‘Marketing Rebranded PDFs’ como marketing de afiliado

Esta dica faz parte da lista porque faz uso do fenómeno online mais comum: o crescimento viral. Quando os usuários se juntam a um programa de afiliados de uma empresa, essencialmente, ajudam a comercializar os seus produtos com o incentivo de ganhar uma comissão cada vez que um cliente que pague seja direccionado para a ‘página destino’ da empresa. Quanto mais o produto for ‘empurrado’ através de contactos e redes, maior a oportunidade do produto ser visto.

Os usuários também podem promover ebooks PDF e renomear os links de afiliado da cópia do PDF com a identidade do seu próprio link de afiliado. Com alguns cliques, o destinatário pode fazer o mesmo e renomear o PDF e enviá-lo aos seus contactos, ajudando-o a alcançar um público ainda maior.

Para esta dica tente visitar ClickBank, um centro afiliado de marketing, bem conhecido. Neste site, pode entrar em contacto com os contactos e recursos certos. Há também ferramentas de software de ‘PDF branding’ autónomas como ViralPDF, que você pode verificar.

Isto funciona de verdade?

Um aviso, antes de tentar estas dicas: certifique-se que tem os conselheiros e pesquisa de mercado certos. Isto não pretende ser um regime autoritário de enriquecimento rápido. São apenas algumas sugestões de marketing eficaz para fazer com que a bola comece a rolar com o marketing PDF.


Deixe a sua resposta