Dicas para treinar a sua equipa de vendas por telefone

O departamento de vendas por telefone tem enorme importância no sucesso e resultado comercial de qualquer empresa. Por esta razão é necessário fazer um bom investimento na preparação e formação de profissionais eficientes para a função a desempenhar. Quanto melhor treinada estiver esta equipa, mais satisfatória é a sua performance e melhor são os seus resultados.

Uma boa forma de fazer compensar o investimento e ver algum retorno deste é apostar numa formação que garanta bons resultados. A melhor forma para conseguir esses melhores resultados é através do coaching personalizado à equipa de vendas por telefone da empresa.

O Coaching permite criar novas estratégias de venda, mas também estreitar as ligações entre os diferentes colaboradores do departamento, assim como eliminar algumas barreiras entre o funcionário e o seu supervisor directo, responsável pela satisfação do seu colaborador.

O blog VendaMelhor elaborou uma lista das melhores formas de os supervisores conseguirem treinar e desenvolver o talento dentro das suas equipas. Confira agora algumas delas.

Saber observar e escutar antes de ensinar

Antes de se debruçar sobre o treino propriamente dito deverá em primeiro lugar observar a forma como a equipa de vendas se comporta no desempenho das suas funções. Escute e observe a forma como as chamadas telefónicas são feitas e tome nota de quais são os desafios com que diariamente se confrontam e a forma como os superam. Tenha sempre em conta que todos temos pontos fortes que podem servir de exemplo e pontos menos fortes que devem ser melhorados.

Utilize as chamadas gravadas para analisar o nível de conhecimento dos seus colaboradores e a forma como disponibilizam informação acerca dos produtos e serviços da empresa. Identifique quais são os melhores em várias áreas, e permita que estes melhores vendedores sirvam de mentores para os que tem um desempenho menos eficiente em algumas áreas.

Crítica construtiva

Diferentes colaboradores vão ter diferentes dificuldades, por esta razão é fundamental que o supervisor encarregado de treinar a equipa de vendas tenha a capacidade para saber responder às inúmeras questões que possam surgir dependendo do grau de conhecimento dos mesmos.

Acima de tudo faça uma crítica construtiva. Lembre-se que o objectivo é ajudar os colaboradores a conseguirem melhorar na sua eficiência e técnica de venda. Mantenha um feedback positivo e construtivo, explicando-lhes como devem fazer de forma eficaz e eficiente todo o processo de vendas.

Reconheça o seu esforço

É fundamental que acompanhe todos os membros da sua equipa e não apenas aqueles que apresentam mais questões ou problemas. Quando um colaborador mostra empenho e dedicação por aquilo que faz, assim como enorme motivação para conseguir melhorar nas suas técnicas de vendas, torna-se necessário que esse empenho seja reconhecido.

Tenha o cuidado de sempre reconhecer formalmente o trabalho e sucesso dos membros da equipa que mais melhoraram no curto prazo. Com um pouco de encorajamento estes membros até podem aumentar ainda mais a sua produtividade.

Defina objectivos

Estabeleça objetivos, mas peça o feedback da sua equipa de vendas para os definir. Se decidir estabelecer sozinho os objetivos e respectivos prémios, a sua equipa vai certamente esforçar-se para os alcançar, mas a motivação não será a mesma. Fazendo com que se tornem parte integrante deste importante processo vai ser um excelente incentivo e motivação para darem o seu melhor, pois sentem que a sua opinião e esforço são valorizados. Além disso, se um funcionário define a sua própria meta, ele se sente mais responsável para atingi-la, o que no fundo ainda é mais benéfico para a empresa.


1 comentário

  1. DULCE

Deixe a sua resposta