Dicas para ser assertivo em vendas

Ser assertivo é determinante para ter sucesso no mundo das vendas. Se você é agressivo e não assertivo, corre um sério risco de assustar os seus clientes para sempre. Existe uma enorme diferença entre tentar forçar alguém a comprar alguma coisa e convencê-lo de que a compra que está efetuar é um bom investimento. O sucesso de uma venda passa por informar os clientes da utilidade que determinado produto ou serviço terá para eles e não apenas de enumerar a sua necessidade. Esta regra deve aplicar-se a qualquer tipo de produto, quer seja uma cama ou um carro. Seja mais assertivo e exponha os factos, acabando o esforço por se refletir posteriormente nos resultados das vendas.

Intimidação não é a solução

Muitos cometem o erro de pensar que a intimidação é a melhor arma para conseguir mais vendas. Mas esta suposta “arma” pode na realidade ter mais efeitos negativos que positivos. Alguns clientes não gostam de ser pressionados para comprar e a intimidação pode ser determinante para perdê-los para sempre. A forma como aborda o cliente, assim como a sua linguagem corporal, pode ter um impato positivo nas suas vendas. Experimente, por exemplo, colocar-se ao lado do cliente quanda fala, em vez de ficar à sua frente de braços cruzados com um ar intimidador. Acima de tudo mostre-se disponível.

Saiba comunicar

Não há nada mais constrangedor para um cliente que um vendedor xico esperto que o faz sentir estúpido. Mesmo se as perguntas do cliente parecerem bobas, nunca o dê a entender e responda educadamente. Vendedores com uma má atitude são o pior tipo de assistentes de vendas.Os clientes odeiam ser tratados com condescendência. Lembre-se que apesar de conhecer todas as características do produto, o mesmo não acontece com os seus clientes. Mesmo que a pergunta lhe pareça básica, mostre-se sempre disponível para responder e esclarecer qualquer dúvida que surja. Pode estimular a comunicação com o cliente fazendo algumas perguntas para averiguar as suas necessidades, no entanto, evite exagerar. Comunicação assertiva pode ser positiva, mas conversar  com os clientes apenas para tentar manter o seu interesse não é.

Ao invés de ser agressivo e dizer apenas ao cliente por que razão ele deve comprar o produto que está a vender, tente explicar os benefícios desse produto. Faça uma lista acerca das razões pelas quais esta seria uma boa compra e por que razões você próprio iria comprá-lo. Compare o seu produto com outros produtos no mercado e explique as razões que o tornam melhor que os restantes.

Observe os seus clientes

Nem todos os clientes se sentem à vontade quando são imediatamente abordados por um vendedor assim que entram numa empresa ou loja. Apesar de para ser assertivo tentar sempre dar o seu melhor para aconselhar os clientes, dê-lhes também algum espaço para “respirar” e para decidirem o que pretendem. Observe-os para poder ficar a conhecer um pouco do seu comportamento e preferências antes de os abordar.

Seja direto

Saber ser direto é muito importante para ser assertivo. Se os seus clientes querem saber algo específico sobre determinado produto ou serviço, evite andar com muitos rodeios e dê-lhes o que pretendem, sem que isso prejudique a sua venda obviamente. Mantenha-se focado na questão que o cliente lhe colocou, pois se desviar o rumo da conversa para algo que não seja relevante pode correr o risco que o cliente perca o interesse.

Mantenha-se calmo

Se quer ser assertivo em vendas precisa de manter-se sempre calmo. Vão existir muitas situações em que os clientes não vão querer comprar um produto, mas mesmo assim deve continuar a trata-los bem, mostrando-se disponível. O cliente pode não estar interessado hoje, mas se ficar com boa impressão sua pode finalizar vendas consigo e com a sua empresa num futuro próximo.


3 comentários

  1. kenya

Deixe a sua resposta