Dicas para reduzir custos operacionais da empresa

Com a actual crise económica e a constante incerteza de liquidez financeira, a necessidade cada vez mais crescente de poupar dinheiro para fazer face aos constantes gastos, começa a  torna-se prioridade para a maioria das empresas, que pensam agora em desenvolver estratégias que permitam reduzir os seus custos no final de cada mês.

Uma abordagem preventiva em relação a este tópico é sempre melhor, pois os executivos sabem que controlar este tipo de custos apenas quando o negócio está com problemas não é a estratégia mais adequada, acabando por dar mau resultado na maior parte dos casos. Em alternativa, a constante procura por soluções que reduzam alguns dos custos operacionais, mas mantendo a boa qualidade de trabalho e serviços, é uma estratégia eficaz na redução gradual das despesas de maior dimensão.

Vejamos então algumas dicas para conseguir reduzir alguns dos custos operacionais mais significativos da sua empresa:

Redução dos custos gerais

Podemos entender os custos gerais como pequenas despesas que somadas podem representar um custo não negligenciável para a sua empresa. Eis algumas áreas administrativas da sua empresa a que deve estar particularmente atento:

  • Custos com reparações e contratação de serviços externos: Uma das razões que leva a maiores gastos numa empresa é a contratação de serviços externos, muitas vezes demasiado dispendiosos e até desnecessários, para levar a cabo a manutenção e reparação de equipamentos de escritório. Verifique quais os serviços que não podem ser efetuados pela própria empresa e apenas contrate aqueles que são absolutamente necessários. Torna-se imperativo que faça uma prospecção de mercado e negoceie detalhadamente os contratos, de forma a poder ter melhores preços e menos gastos. Sempre que possível dê formação aos próprios funcionários da empresa para que possam reparar pequenos equipamentos, como é o caso dos seus computadores.
  • Custos de escritório: Mantenha sempre total controlo sobre as despesas efetuadas em relação a material e equipamento de escritório. Escolha o fornecedor certo e compare regularmente as suas condições com os dos concorrentes. Veja se é realmente necessário comprar produtos novos. Nesse caso, procure combinar e agrupar as aquisições e aproveitar as promoções e os descontos de quantidade.
  • Pequenos custos: Minimize a utilização de papel no seu trabalho e habitue-se a criar suportes informáticos de documentação, em vez de imprimir para arquivar. Quando imprimir, utilize ambos os lados das folhas de papel. Sempre que possível opte por encontrar os melhores fornecedores através da Internet, pois frequentemente estes possuem descontos e os melhores preços de mercado. Para esta pesquisa pelos melhores fornecedores o seu trabalho, hoje em dia, está facilitado, pois já existem motores de busca especializados na comparação de preços. E mantendo-nos no tema da Internet pode reduzir alguns dos custos da empresa usando-a mais frequentemente. Use e abuse desta, pois vivemos na era das tecnologias. Sempre que possível poupe um pouco de papel e em alternativa opte pelo e-mail.

Deixe a sua resposta