Dicas para poupar dinheiro na sua empresa

Com o actual clima económico e a necessidade cada vez mais crescente de poupar dinheiro para fazer face aos constantes gastos, torna-se imperativo desenvolver estratégias que permitam reduzir os custos da empresa ao final de cada mês.

Neste artigo vamos mostrar-lhe algumas dicas para poupar dinheiro na empresa em termos de energia e em material de escritório.

Poupar na energia

Se observarmos cuidadosamente o consumo de energia de uma empresa, por exemplo, é frequente que este seja normalmente bastante elevado, uma vez que quase todo o equipamento utilizado para desenvolver as mais variadas atividades do dia-a-dia da empresa exige consumo eléctrico. No entanto, tal como acontece noutras áreas também aqui é possível poupar muito dinheiro, através da mudança  de algumas rotinas diárias e até de equipamentos que vão ajudar a empresa a poupar electricidade de forma rápida e eficiente.

  • Em primeiro lugar desligue sempre todas as luzes que não precisam de estar acesas e que não estão a ser devidamente aproveitadas, como é o caso de salas que estão quase todo o dia vazias, banheiros ou locais de passagem. A forma mais fácil de o fazer é adquirir um temporizador e sensores de movimento. Funcionam como um interruptor e acendem ou apagam as luzes automaticamente quando detectam a presença de pessoas.
  • Uma excelente opção de poupança, e quase obrigatória nos dias de hoje, é a troca  das velhas lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas e de baixo consumo.  Estas consomem menos 75% de energia eléctrica para produzir a mesma quantidade de luz que lâmpadas incandescentes.
  • Opte também por usar computadores portáteis em vez de computadores fixos, pois estes gastam 90% menos energia do que um PC normal. As impressoras de jacto de tinta também são uma boa opção para poupar electricidade na empresa, uma vez que gastam menos 90% energia do que as impressoras a laser.

Poupar em material de escritório

Outra das áreas de maior gasto para uma empresa é o consumo, por vezes exagerado, de material de escritório. Também neste aspecto é possível poupar bastante dinheiro mudando algumas das rotinas do dia-a-dia.

  • Minimize a utilização de papel no seu trabalho e habitue-se a criar suportes informáticos de documentação, em vez de imprimir para arquivar. Quando imprimir, utilize ambos os lados das folhas de papel.
  • Use e abuse da Internet. Vivemos na era das tecnologias, por isso sempre que possível poupe um pouco de papel e em alternativa opte pelo e-mail. Tudo o que puder ser enviado por e-mail  faça-o logo pela manha para que chegue mais cedo e qualquer problema possa ser resolvido rapidamente.
  • Prefira materiais ecológicos. Para além de serem bem mais baratos em alguns casos, mostra que a sua empresa se preocupa com questões ambientais, tão em voga hoje em dia.
  • Sempre que possível adquira material em promoção. Mas atenção, isto não significa que o material deve ser de fraca qualidade. Limite-se apenas a adquirir materiais clássicos e básicos.
  • Opte por tinteiros recarregáveis. Muitas empresas no ramo até oferecem o serviço de recolha de tinteiros antigos na compra de novos.
  • Pode reciclar folhas usadas que não tenham informações confidenciais para imprimir nas costas documentos internos da empresa que não sejam importantes e desta forma irá poupar dinheiro na compra de papel.

1 comentário

  1. Mariana Ramilo

Deixe a sua resposta